MARCOS 5: 24-34

 

 

            INTRODUÇÃO: Você já se imaginou sofrendo de um problema há muitos anos e não achar solução para ele? Ninguém poderá ajudá-lo, já procurou médicos, tratamentos e tudo o que a ciência pode oferecer nos dias de hoje e nenhuma solução. O que você faria se não pudesse sair da tua casa, ir a igreja ou   trabalhar? Não poder conviver e tocar nas pessoas, enfim ser considerado como uma pessoa sem valor , sem amigos e  o mais importante sem alegria de viver?

Hoje, quero falar sobre   uma mulher que não tem o nome citado, mas estava passando por um grande problema, ela não olhou para a circunstância ela tomou uma atitude.Anteriormente a essa passagem, Jesus liberta um geraseno que estava endemoniado, após  vemos Jairo, um dos principais da sinagoga, pedindo a Jesus que cure sua filha que esta a beira da morte. E Jesus acompanha Jairo um pai desesperado que pede pela vida de sua filha de 12 anos e nisso uma grande multidão se forma e vão  ao encontro de Jesus e o seguem. E ao ver essa multidão a mulher  sofrida  resolve entrar e tocar Jesus.

            Há doze anos, ela era impedia de viver com alegria e de conviver com as pessoas. Quantas vezes  já fizemos de tudo para resolver algum problema e nos deparamos sem saber qual atitude tomar, sem solução.  Essa noite eu quero refletir com a igreja sobre a necessidade de buscarmos o toque de Jesus em nossas vidas, assim como fez essa mulher enferma.

 

Quando buscamos o toque de Jesus em nossa vida.

 

I- DEVEMOS SEGUIR A MULTIDÃO, SOMENTE SE  JESUS ESTIVER ANDANDO COM ELA. ( v.24)

 

a) Uma mulher que padecia há doze anos de uma enfermidade.(v.25)

Mesmo enfraquecida no seu corpo em sua alma sofrida, mesmo assim perseverava em não desistir. A perseverança testificada em seus doze anos de sofrimento buscando sua cura resultou em uma atitude. Seguiu a multidão porque sabia que aquelas pessoas seguiam a Jesus e  ela esta convicta que seria curada.

 

b) A situação que ela enfrentava não tinha solução naquele momento. (v.26)

Ela não deixou se abater diante de doze anos de sofrimento. Doze anos, quatro mil trezentos e oitenta dias, que ela vinha  sofrendo desta  hemorragia. Esta mulher tentou de tudo, gastou com médicos e remédios . Enquanto buscava solução e gastava todas as suas economias, nada mudava, continuava  enferma.

 

c) A mulher já tendo ouvido falar dos milagres que ele havia feito resolveu  entrar no meio da multidão e o tocar. (v.27)

Nos dias de hoje temos muitas ferramentas na internet, site de relacionamentos  como  facebook hoje mais acessado ou msn e tantos outros,  onde através de  um toque de  dedo,  a vida das pessoas são seguidas.É comum milhares, pra não dizer milhões de fãs de pessoas famosas dispor destas ferramentas, para estarem atualizadas quanto a vida de seus ídolos e ate mesmo nós  de nossos amigos. Não indo tão além, a televisão gera milhões de seguidores com programas de entretenimento. Quem já não assistiu a uma novela, nem que seja um capitulo? Temos inúmeras maneiras se estar a par dos acontecimentos do mundo. E na tua vida espiritual , aquela mulher seguiu uma multidão para ser curada. Qual multidão  estamos  seguindo a que te leva a tocar em  Jesus? A que nos leva a ter uma intimidade maior com Ele ?

Quando aquela  mulher ouviu falar de Jesus, começou a ser gerada em seu interior a esperança de que se apenas tocasse no seu manto ficaria curada. Seguir aquela multidão foi a decisão certa.

 

d) Em nenhum momento ela deixou de confiar que ficaria curada , ela  seguiu a multidão, mas ela tinha plena confiança em Jesus. (v.28)

Ela sabia que seguisse a multidao iria ser curada, porque a multidão seguia a  Jesus.E ela obteve a cura no mesmo instante, seguira multidão este ato  a levou a ser curado. A confiança daquela mulher em nenhum momento foi abalada ela esta convicta, certa que somente Jesus poderia curá-la. Como agimos nos nossos dias?

Quantas vezes, nos falta confiança diante de um problema que se apresenta em nossa vida. Busquemos a confiança  através do exercício de nossa fé. Vamos fazer esse movimento ao  encontro do único que pode nos transformar, restaurar, curar...

Continuando a leitura no versículo 29 a 32...

 

Quando buscamos o toque de Jesus em nossa vida.

 

II- TOME A ATITUDE CERTA, MESMO QUE TE SINTAS COM MEDO.

 

a)   No momento em que Jesus perguntou quem tinha lhe tocado e olhava ao redor para ver, a mulher sentiu temor. (v.32)

Jesus para e pergunta quem o tocou, seria impossível de responder porque a multidão o comprimia, muitos o tocavam, mas aquele toque era um toque diferente porque foi movido pela fé daquela mulher, pela confiança depositada no único que podia resolver a sua situação.

Quantas vezes as situações em nossas vidas nos abatem, nos atemorizamos frente a tantas coisas. Situações que diariamente lemos nos jornais, nos noticiários da televisão. Nesse momento podemos até nos abater, mas podemos tocar em Jesus através da oração, do jejum lendo a Palavra de Deus, no congregar.

 

b)   Mesmo sentindo medo ela se mostrou a Jesus,  prostrou-se diante Dele e contou a verdade. (v.33)

Jesus sabia quem o havia tocado, mas naquele momento aquela mulher iria testemunhar a sua cura, pois ela era conhecida como uma mulher impura.

Ela testemunharia a sua cura, seria restaurada. A atitude de Jesus em insistir em quem lhe tocou, demonstra o Seu amor e o Seu cuidado. Esta mulher precisava ser vista por todos não mais como a mulher com hemorragia, mas a mulher que com apenas um toque havia sido curada instantaneamente. A cura da rejeição das pessoas com quem ela convivia. A cura de um sofrimento de doze anos.

.

Seguindo o texto no versículo 34:

 

c)   Depois de ouvi-la, Jesus a restaurou e a  libertou. (V.34)

Aquela mulher até aquele momento estava  sozinha, lutando contra um mal. Para esta mulher chegou o dia de dar um basta em todo seu sofrimento e sua cura precisava ser testificada e esta atitude do Senhor Jesus a alegrou como hoje ainda nos alegra, pois hoje Ele continua operando da mesma maneira, trazendo uma nova vida para todos que o procuram e uma nova vida de graça e plenitude através de Seu Espírito. Fomos resgatados para a vida abundante aqui na terra e para toda eternidade.O poder curador de Jesus se fez presente na vida daquela mulher. A fé daquela mulher, o toque daquela mulher em Jesus trouxe a paz e a cura para sua vida. Jesus a curou, modificou aquela vida, a livrou daquele mal. O mesmo Jesus que hoje  espera pelo teu toque , pelo teu convite de fazer parte da tua vida , para poder transformar  os teus problemas em solução.

 

Quando buscamos o toque de Jesus em nossa vida..

 

III) NÃO DEIXEMOS QUE NADA IMPEÇA O NOSSO CAMINHAR

 

a)   Mesmo que as circunstâncias possam estar te dizendo que não tem mais jeito, se proste aos pés de Jesus.

b)   Entregue teu problema e confie plenamente que Jesus pode modificar qualquer situação.

c)   Busque a solução para teus problemas aos pés de Jesus, ore, jejue, conte para Ele o quanto tem sido difícil enfrentar essa situação em tua vida.

 

CONCLUSÃO

 

Deus nos falou através da sua Palavra que quando buscamos tocar em Jesus  teremos  plenitude de vida e poderemos usufruir de seu toque que renova, restaura, cura e liberta. Aquela mulher não tinha mais a quem recorrer e buscou em Jesus a sua cura.Ela deu três passos em direção a Jesus:

 

a) Ela não olhou para as circunstâncias.

b) Ela  entregou seu problema e confiou .

c) Ela  tocou  em  Jesus e foi curada.