Todos falam em repeito aos mais velhos, mas as casas de repouso andam lotadas. Todos falam em inclusão, mas só pensam nas crianças. Tudo é lícito, mas longe de nós... Todos querem respeito, mas não vivem o respeito nem em suas residências, nem em suas famílias! Almoçar com a tia chata, Cruzes! Ah não aquela tia só sabe falar de doença!Não vou! Melhor ficar em casa ou cair na balada... Vou ficar teclando no msn... tenho roupa para passar, tenho de levar a fulana para passear na amiguinha tal, porque não leva a tia junto? Não... Dá muito trabalho... melhor ela ficar quietinha no canto dela assistinho o Silvio Santos, ela gosta tanto!

Minha filha me surpreendeu! Não tive como conter algumas lágrimas com suas palavras.

Certo dia ela estava ao telefone com uma coleguinha da escola toda feliz com um ensaio de uma banda que elas estavam formando. Ela me conta tudo, mesmo porque sempre fui uma boa ouvinte e sei que toda criança possui suas fantasias e fases. Muitas destas fantasias podem revelar até mesmo o que seus filhos desejam e fortificar laços entre mães e filhas. Por isso sempre ouço suas histórias, estórias, dúvidas, problemas, questionamentos. A faço pensar e ela mesma encontra suas soluções.


No dia ela chegou para mim e disse: "Mamãe,estou com um problema." Eu respondi: "Beleza, problema são para serem resolvidos, vamos lá, qual é o problema?"
Ela disse: "Não temos local para nos apresentar." Eu disse: "Problema resolvido, apresentam-se aqui. Digam às suas amigas que conversem com suas mães e agora que virá o feriado vocês poderão se reunir aqui um dia nós brincaremos, o que acha?". Ela toda animada correu para o telefone... "Legal mamãe!!!"

De repente vejo a Sophia me rondando de novo meio quietinha mas querendo falar algo... Eu logo digo: "O que foi?" Ela me diz: "Mãe há um problema maior, mas este eu já resolvi e quer saber, deixa para lá"...

Opa! Percebi algo maior mesmo e mais sério. Cheguei nela e disse: "Como assim? Até fico feliz que tenha resolvido, mas não acha que eu poderia ajudá-la também? Há algo que você queira me falar?

Ela imediatamente começa a me contar: "Sabe mãe, a minha amiga tal me disse que nunca virá à minha casa por causa da minha avó, pois a mãe dela nunca vai deixar. Eu respondi para ela que minha avó é boazinha e que só porque ela é doente não quer dizer que vai fazer alguma coisa. Tadinha, minha avó sai mais do quarto para falar com a minha mãe, com meu pai e com a empregada. Ela adora comer e sai para ficar pedindo comida porque é gulosa e só isso. Ainda contei que minha avó foi Miss e que ajudou você a cuidar de mim quando era bebê. Depois falei que família tem de ficar junto, pois ela nos ajudou e agora que está doente é nós que ajudamos e cuidamos dela. Aí eu perguntei porque ela pensava isso da minha avó e ela falou que uma outra amiguinha que foi em casa disse que minha avó era assustadora. Fui até ela e disse: Porque você disse que minha avó era assustadora? Minha avó não falou com você! Só saía procurando minha mãe ou a empregada! E você não é a rainha da cocada, minha avó nem ligou para você, ela só queria comer o bolo que minha mãe mandou a empregada fazer.

Eu fiquei ouvindo tudo aquilo e não sabia se ria ou se abraçava minha filha. Fechei meus olhos, respirei e disse: Muito bem respondido filhinha. Estou muito feliz com você querida. E o que você sentiu com isso?

Ela me respondeu: "Fiquei triste na hora, mas você sempre me diz que tudo passa, que um dia as pessoas crescem e entendem o que não entendiam antes"

E eu a abracei. Segurei minhas lágrimas e senti muito orgulho da filha que tenho. Olhei para ela e disse sorrindo: "É isso mesmo querida. Amo você do fundo do meu coração. Família deve viver unida sim e você deu um bom exemplo. A vovó nos ama e nós amamos a vovó também. Jamais a abandonaremos independente do que aconteça, assim como nós sempre estaremos juntos. Toda família tem dificuldade, alegrias, doenças, temos que entender como cada família vive e respeitar, mas a nossa também deve ser respeitada e você minha filhinha tem uma família enorme que ama demais!



Ela saiu feliz da conversa e eu passei o dia em reflexão para variar... Passei em uma Igreja naquele dia e agredeci a Deus poe Ele me iluminar e me dar forças e para que continue me iluminando e dando forças não só a mim mas á todos da minha família.

Uma família unida aguenta qualquer tempestade. Corações que se amam não precisam de provas, sacrifícios, a vida conjunta já em si, o dia a dia, o carinho, uma palavra, um ato, já diz tudo.