Quando era bem nova, ouvia da minha madrinha que iria me tornar "uma bela mulher" naquela época, por seu muito pequena, não questionei. Anos depois, na pré adolescência, que é um loucura, decidi pensar em tudo que já haviam me falado do mundo adulto. Era de se esperar que eu voltasse ao que minha madrinha havia me dito pois ouvirá aquilo com uma certa frequência, ao repetir milhares de vezes em minha cabeça, o "mulher" me deixou curiosa. Uma pergunta me veio "quando uma menina passa a ser mulher?" segundo a nossa cultura, pelo que sei, é quando a menina menstrua, "vira moça" ou mulher, mas será? Pois seguindo essa definição aos 12 anos já seria mulher, sem querer ser mulher, porque naquela época minha opinião e pensamento sobre a palavra mulher era carregado de responsabilidades que aos 12 anos não queria. Pensar nisso me deixava aflita e ansiosa pois queria crescer e deixar de ser criança mas ao mesmo tempo me deixava com medo do que a vida da adolescência poderia ser. As pessoas descriminam muito a adolescência pois estão no meio termo, não são nem adultos nem crianças, é "a melhor fase da sua vida" mas ao mesmo tempo é a "aborrescência", tudo o que é dito leva uma pre-adolescente, como eu, à crer que é maravilhoso e uma maluquice, tudo ao mesmo tempo. A adolescência chegou e comecei a questionar mais as coisas, principalmente depois de mudar de escola, e a mesma questão me intrigou, "menina/mulher". Mulher é algo muito bonito mas ao mesmo tempo forte. Acredito que todas as mulheres são guerreiras, e que apesar de todos viemos ao mundo para muda-lo, os homens já fizeram a grande parte disso, se não toda, e nós mulheres estamos agora tentando lutar. Apesar já termos conquistado muitos direito, como o do voto e o do trabalho, hoje lutamos por alguns direitos similares ao do passado, como receber o mesmo salário que um homem se o emprego for o mesmo. Hoje, lutamos por isso e por mais, pelo social também, como andar em uma rua sem ser assedia, pelo fim da cultura de estupro e pela vida das mulheres. Mulher é isso, é garra, é lutar pelos seus direitos, não abaixar a cabeça para ninguém e principalmente nunca desistir. É difícil encontrar uma definição exata para o que é ser mulher porque mulher nada mais é do que uma tempestade. Não do tipo clichê que todos dizem que destrói a vida das pessoas mas que pode estar quieta e calma mas pode entrar de repente, mudar a sua vida tanto que não consegue viver sem ela.
Na rua outro dia ouvi o termo piranha, depois que o carro quase atropelou minha amiga e eu. Acho que o motorista não tinha noção do que aquela palavra significa ou do que pode fazer com uma pessoa. Ao pensar bastante, meu coração doeu em pensar que quase todos os palavrões são femininos ou para ofender mulher, e quando é para ofender homens criaram um palavrão para a mãe deste homem, o que é pelo menos impressionantemente triste. Na verdade, o que é realmente triste é que esses palavrões ou assédios constantes na rua, não está perto de um fim, quanto mais as mulheres se unem no feminismo mais os homens se unem contra e jogam barbaridades contra o movimento. Um movimento que só prega a igualdade e os direitos das mulheres, nada mais. Não sei dizer quantas vezes fui assediada na rua, ou quantas vezes a falta de sutiã excitou ou até mesmo irritou certos homens mas eu sei dizer quantas vezes tive medo de sair sozinha, todas as vezes & todos os dias. Acredito, na verdade, sei que não sou a única, sempre tento sair com uma amiga pois é raro não ouvir um comentário,assobio, olhar maldoso ou qualquer coisa que da medo, insegurança e nojo. A vontade que tenho depois de algo assim, que acontece todo dia que ando sozinha, é me cobrir da cabeça aos pés, ou evitar de sair de casa o máximo ou qualquer atitude para evitar esses assédios, ou seja, ser invisível. É triste como agora virou popular fazer isso garotas novas como eu, "novinha" eles cantam e dizem, não posso nem olhar porque se não "estou pedindo", não mantenha contato visual, anda mais rápido, mais rápido, rápido, CORRE, daqui a pouco isso vira rotina, e não é exagero não, isso é realidade. Isso nem é porque sou bonita, porque não sou, mas é porque sou mulher, um brinquedo para eles, posse deles, para eles. Será mulher algo que te tornam e não você si torna? Talvez depois da primeira cantada, assedio, maldade você vire mulher porque agora esta preparada, obviamente, por um homem ao mundo. Infelizmente, não sei, quero acreditar que não mas um mundo onde "meu corpo, minhas regras" é algo ruim e algo que não pode ser levado a sério então talvez não estamos tão a frente quanto pensamos nessa chamada "guerra dos sexos".
O aborto é outro tema que está sendo falado hoje principalmente com o "meu corpo, minhas regras" pois realmente o corpo onde está a criança é o da mulher. É justo ela carregar algo indesejado, é justo com a criança que pode ou não pode levar uma vida feliz e que infelizmente, a maioria das vezes não leva? Tem tempo para tudo, até para gestação, esse tempo é quando a mulher quiser, se não vai ser algo indesejado, algo ruim. Uma criança nunca pode ser considerada algo ruim especialmente antes de nascer. Isso tudo são tabus, pois as pessoas não querem os discutir por diversas razões, ou seja, não é falado muito e nada muda, como o aborto é legal em vários países apenas por casos de estupro, por entender que não foi opção da mulher e não foi consentido mas e se foi em uma relação que está dando errado, o homem bate na mulher, ou se foi uma noite só? Tem camisinha, tem pílulas mas e se engravidar aí vai ter que ter a criança mesmo não querendo? A mulher pode vir a amar a criança mas isso não é algo comum, a criança as vezes é jogada em lixo, rios etc, as vezes colocada para adoção e as vezes criada e maltratada ou largada. Temos que ter em vista também que as adoções no Brasil é algo muito complicado e complexo, mas é uma opção mas as vezes a mulher não quer ter que passar por todo o processo e isso é um direito só dela.
Hoje o estupro virou algo tão famoso, quero dizer, que acontece toda hora que temos uma cultura de estupro. Houve o caso este ano da menina com vários e vários homens e garotos, que ainda postaram na mídia fotos e videos então é claro que eles não estavam com medo e vergonha nenhuma. Há vários casos todo dia, a cada três horas uma mulher é estuprada, e isso é em todas as classes sociais. Não há nada que faça a mulher ter mais probabilidade ser violentada ao contrario do que muito pensam " lugar, roupa, ... não estupram. " Isso é real pois a maioria dos estupros é por alguém que a vítima conhece, como pai, padrasto, professor, chefe etc. Não há lugar ou coisa alguma que faça você mais propensa a ser estuprada.
Há algumas frases hoje conhecidas contra o machismo, estupro etc. "A CULDA NUNCA É DA VITIMA" essa frase é genial e todas as mulheres deveriam estar cientes disso, pois todas as vezes após ser assediada me sinto culpada, acho que eu que tenho que mudar de roupa, para você que sofreu alguma assedio ou foi violentada esta frase é perfeita. "DEIXA ELA EM PAZ" essa frase mostra o lado de outra pessoa vendo tal cena de assedio ou estupro e perseguição, mostra como as mulheres estão unidas e tomam conta uma da outra, pode ser amiga ou não, o importante é ser mulher e ter empatia. " NÃO ENSINEM MULHERES A NÃO SEREM ESTUPRADAS, ENSINEM HOMENS A NÃO ESTUPRAR" essa definitivamente é uma das melhores, há varias versões dessa frases como "não ensinem mulheres a se vestir/comportar..." mas essa versão "...não serem estupradas.." é exatamente o que as outras querem dizer também. "LUGAR DE MULHER É ONDE ELA QUISER" contra a frase famosa " lugar de mulher é na cozinha" mas não na verdade, mulher pode gostar de cozinhar mas também de escrever ou de qualquer coisa.
Hoje, com o feminismo crescendo e as mulheres se unindo a sociedade pode deixar de ser um pouco menos machista e tenho esperança que os estupros vai virar mínimos ( ou até acabar ). Talvez, esteja sendo positiva demais mas acho que com o feminismo já alcançamos muita coisa e vamos cada vez em busca de mais e um dia a sociedade vai ter espaço para mulher tanto quanto para homem.