Quando uma folha cai de uma árvore da floresta...

Qual é o significado ecológico da queda de uma folha de uma árvore na floresta tropical?

As plantas quando se desenvolvem e crescem, acumulam nutrientes em suas várias partes (caule, raiz, ramos e folhas). Muitos nutrientes absorvidos pelas raízes são alocados para as folhas. Elas se constituem órgãos fundamentais para a sobrevivência da planta uma vez que nelas é que é realizado o processo de fotossíntese. Portanto, muitos nutrientes são direcionados para elas para que o seu funcionamento enzimático possa, a todo vapor, fixar energia oriunda do sol por meio da produção de moléculas orgânicas.

No entanto, ao andar por uma floresta tropical, nota-se que seu piso é inteiramente coberto por folhas. Nesse sentido, as folhas das árvores, antes de caírem, sofrem uma realocação de nutrientes, por exemplo, o nitrogênio. Mesmo assim, a remoção de nutrientes das folhas não é completa. Assim, a queda das folhas, formando aquele "tapete de folhas caídas" denominado serapilheira, representa um processo de transferência de nutrientes da vegetação para o solo. Esse processo, basicamente, devolve ao solo, o que foi retirado dele durante o crescimento da planta. Os ecólogos o consideram o processo (fluxo) mais importante de retorno de elementos. Todavia, como fica evidente, outros processos, como, por exemplo, a adição de nutriente via chuva, adicionam nutrientes ao solo.

Figura 1. Serapilheira formada pela queda de folhas das árvores. As folhas, ao caírem e sofrerem decomposição devolvem os nutrientes para o solo.

Fonte da foto: http://www.forestwander.com

Ao cair, a folha sofre decomposição por meio da ação de microorganismos. Os nutrientes nela presentes são devolvidos ao solo para novamente poderem ser absorvidos pelas árvores da floresta. Desse modo, pode-se ter uma idéia da importância que a simples queda de uma folha representa para o ecossistema das florestas tropicais que, geralmente, ocorrem em solo de baixa fertilidade.

Preparado a partir de:

VITOUSEK, P.M.; SANFORD, R.L. Nutrient cycling in moist tropical Forest. Annual Review of Ecology and Systematics, v.17, p.137-167, 1986.