Esse importante periférico é responsável por alimentar a energia que irá fazer o aparelho funcionar. Se o usuário tiver cuidado com a fonte para notebook dificilmente era terá de ser trocada durante a vida útil, contudo ela pode apresentar problemas e se não houver reparo deverá ser trocada por uma nova. Saiba quando a fonte, também conhecida como carregador, deve ser trocada e quais cuidados deve se ter a comprar uma nova.

Quais problemas a fonte para notebook pode apresentar

A fonte para notebook pode apresentar alguns problemas que a própria garantia pode cobrir, se estiver dentro do prazo estipulado pela fabricante ou loja, geralmente na garantia estendida. A fonte também é coberta pela garantia, mas não se o problema decorrer do mau uso e por isso é importante ter pequenos cuidados com o periférico. É comum que a fonte esquente muito e esse é um problema interno e pode ser reparado com um pequeno reparo. Mesmo se o aparelho não estiver coberto pela garantia é possível levá-lo a assistência técnica ou manutenção de sua confiança.

Problema com notebook

Outro problema que pode ser solucionado refere-se a choques elétricos que ela pode proporcionar. Geralmente esse problema ocorre quando os cabos se deterioram ou quebram. Para que isso não ocorra, basta enrolar os fios e cabos e nunca dobrá-los, pois essa é a principal razão que quebra os fios. Nesses casos, apenas uma troca de cabo (vendida em qualquer assistência técnica) é possível reparar e usar a fonte normalmente.

Se ela por acaso parar de funcionar de vez, o problema pode ser na caixa dos circuitos, onde está a placa da fonte e se ela não estiver queimada é possível consertar e utilizá-la novamente, sem problemas. Contudo se a placa for queimada, será necessário trocar a fonte para notebook por uma nova. Se cair algum líquido sob a fonte e ela não funcionar mesmo que tenha sido seca é provável que os circuitos sejam danificados permanentemente e só a compra de uma nova irá adiantar.

O que levar em consideração ao comprar uma fonte nova

Fonte para notebookO ideal é que a fonte nova seja da mesma marca e compatível com o notebook. Ela apresenta as configurações como plugue, amperagem e corrente compatíveis com o modelo do notebook e dificilmente trarão algum problema para o usuário. Comprando em uma loja conveniada ela ainda será coberta pela garantia e se houver um novo problema ela pode ser reparada ou trocada sem ônus ao usuário.

Uma fonte de outras marcas (principalmente as menos conhecidas) pode não apresentar as características que o aparelho precisa ou em casos das fontes universais podem oscilar quanto a corrente. Isso pode comprometer o uso do notebook e também caracteriza como mau uso e o usuário não será mais coberto pela garantia.

O que fazer com a fonte antiga

Lixo para baterias e pilhasSe for necessário comprar uma nova fonte a antiga não pode ser descartada em qualquer lugar. O ideal é que o usuário faça o descarte em local apropriado e não no lixo caseiro comum, já que a fonte apresenta componentes que podem poluir tanto o solo quanto a água. Muitas lojas oferecem aos clientes locais para o descarte da fonte e outros componentes como baterias. Assim eles são reutilizados ou reciclados.