Depois de um casamento problemático por anos, enfim você decidiu se separar. Foram anos de uma luta entre você e seu cônjuge, mas agora tudo chegou mesmo ao fim.

Nessa hora a quem você deve recorrer principalmente se há crianças e uma herança ou algum bem que deve ser repartido entre as partes?

Em situações assim você deve procurar um escritório de advocacia ou advogados associados que possa agilizar o processo de divórcio, principalmente se você tem a ideia de entrar em um novo casamento rapidamente ou pretende comprar algum imóvel ou qualquer outro bem que seja somente seu, mas dependa da partilha dos bens que você e seu ex-cônjuge haviam construído juntos durante os anos.

Mas todo divórcio precisa de um advogado?

Há casamentos que acabam, porém o antigo casal continua amigo e conseguem amigavelmente dividir os bens, porém a OAB aconselha a procurar um escritório de advocacia ou advogados associados, pois qualquer problema que venha acontecer num futuro próximo como, por exemplo, a cobrança de algum ex-cônjuge afirmando que deveria receber mais dinheiro ou até uma pensão pode se tornar uma dor de cabeça e aquela amizade se tornar realmente em uma briga sem fim.

Juizado de pequenas causas

Algumas situações não precisam necessariamente de um advogado, esse é o caso de problemas que se tornam processos que cabem ao Juizado de Pequenas Causas que quando resolvem os problemas tiram de circulação inúmeros papéis de processos que muitas vezes com um pouco de diálogo e compreensão e até alguma parte ceder, já resolve o problema.

Casos especiais

Ter um advogado para resolver seus problemas jurídicos é sem dúvida uma ajuda grande quando seus direitos são lesados e seus deveres estão em dia, corretos. Alguns casos especiais em que procurar um escritório de advogados e advogados associados se torna necessário são em casos de crimes, ameaças, casos de brigas e desavenças de família, divórcios, separações litigiosas entre outros tantos processos que ultrapassam as necessidades e situações familiares.

A lei diz que todo cidadão tem direito a ter um advogado para defendê-lo que todos têm direito a defesa, portanto caso você não tiver condições de ter um escritório de advocacia e advogados associados pagos por recursos próprios, pode ir ao fórum ou OAB e solicitar um advogado público que defenda e auxilie você na leitura de seus direitos e deveres e podem ser usados até para analisarem documentos, porém nada melhor que ter ajuda de um profissional particular para te auxiliar.