QUANDO DEUS FALA

Deuteronômio 11.22 à 29:Porque, se diligentemente guardardes todos estes mandamentos que vos ordeno para os guardardes, amando o SENHOR, vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, e a ele vos achegardes, o SENHOR desapossará todas estas nações, e possuireis nações maiores e mais poderosas do que vós......

Este é o Deus que dá ordem conforme a sua vontade e a sua necessidade, requerendo dos seus que andem segundo o seu plano e sua orientação, mas....

Deuteronômio 29.27 à 28...Chega-te, e ouve tudo o que disser o SENHOR, nosso Deus; e tu nos dirás tudo o que te disser o SENHOR, nosso Deus, e o ouviremos, e o cumpriremos., o SENHOR me disse: Eu ouvi as palavras deste povo, as quais te disseram; em tudo falaram eles bem.

Na sua misericórdia, diz Ele ao seu servo:Deuteronômio 29.29.... Quem dera que eles tivessem tal coração, que me temessem e guardassem em todo o tempo todos os meus mandamentos, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos, para sempre!

Tentaram obedecer, tentaram agradar a Deus, mas deixaram-se levar pelo que tinham como conhecimento de deuses estranhos perante Jeová, o Deus JAVÉ.

Passaram o Jordão, adentraram na terra da promessa, tinham a quem obedecer, mas transferiam suas responsabilidades ao seu líder, pouco faziam eles próprios para que temendo viessem respeitar a potente mão de Deus. Tinham conhecimento do juízo do Altíssimo, mas a tendência perversa sobressaia à responsabilidade com a promessa e ao amém que em congregação proferiram. Mesmo sendo Deus presente, logo voltariam às suas práticas, às suas descrenças e ao velho hábito do culto às idolatrias. A medida que avançavam na conquista da terra se corrompiam.

Foi assim com os antigos homens que diziam que tinhamDeus como Deus, e que expressavam ser povo seu. Como tem sido em nossos dias? Queremos realmente ouvir Deus, ou só queremos de sua Graça infinita? Desejamos realmente ouvir Deus dizer às nossas iniqüidades? O que tem Deus contra nós que possamos estar desagradando? Que atitudes teríamos se O ouvíssemos dizer:-TENHO CONTRA TÍ QUE ABANDONASTES O PRIMEIRO AMOR.

Temos uma tendência natural em fazermos juízo daquele povo que andou errante, e que para os nossos dias, nos servem de exemplo como povo rebelde. Mas se nos colocássemos no lugar deles, em tempo presente. Estaríamos agradando a Deus e obedecendo aos seus mandamentosconforme nos convêm?

Contudo, nós temo lido sua palavra, freqüentado a tantas reuniões de escolas dominicais, a tantos estudos bíblicos, a outros tantos movimentos de natureza espirituais, entretanto; temos parado e feito reflexões que daquilo que ouvimos e presenciamos como sendo provisão de Deus às nossas necessidades para com Ele, ainda assim não conseguimos atingir um grau de entendimento de quanto precisamos crescer em santidade, até que Ele determine o arrebatamento da sua noiva?

Foi com o povo que de tanto presenciar as manifestações de Deus, acharam que não precisavam mais buscar sua orientação. Subiram à Guerra, feriram-se de morte na batalha, desesperados ficaram. Deus quase se apartou deles. Mas souberam reconhecer suas falhas, mesmo que por momentos, voltaram-se ao Eterno, e da sua misericórdia e orientação usufruíram mais uma vez, quando aí obtiveram a vitória que necessitavam.

Écomo Deus fala em 2ª Crônicas 7:14E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Deveríamos aperceberque poderemos ter edificados altares e ter colocado deuses estranhos ao querer de Deus, como digno de honra. Até a nossa fé, poderá estar entronizada como idolatria perante Deus. Eis que poderemos estar tão ardentemente pensando sermos melhores que outros, que menosprezamos o agir Daquele que nos a concedeu, e também assim efetuou na vida dos demais irmãos, tão próximos de mim. Mas que na minha concepção de fé religiosa, estão tão longe, do meu altar, do meu reinozinho terreno e faccioso.Queremos realmente ouvir Deus sem que sejamos confrontados em nossas percepções?

Em sua Palavra está Jô.33.13 à 17 Por que contendes com ele, afirmando que não te dá contas de nenhum dos seus atos? Pelo contrário, Deus fala de um modo, sim, de dois modos, mas o homem não atenta para isso.Em sonho ou em visão de noite, quando cai sono profundo sobre os homens, quando adormecem na cama, então, lhes abre os ouvidos e lhes sela a sua instrução, para apartar o homem do seu desígnio e livrá-lo da soberba.

Eis que no seu agir Ele nos diz que devemos cuidar onde pisamos pois o lugar em que estamos é santo e que sendo santo devemos cuidar com aquilo que pensamos sobre sua obra.

Vejamos Deuteronômio 5:24 : Eis aqui o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo.

De qualquer forma e menosprezando seus mandamentos, poderemos estar vagando simplesmente, sem que adentremos à terra que nos foi prometida. A incredulidade decretou uma jornada de 40 anos, quando tudo estava próximo, Deusdeterminou seu juízo sem piedade com uma geração inteira.

O povo antigo falou em viva voz que obedeceria e acataria tudo quanto fosse determinado.

Os deste tempo, ainda dizem que O adoram e O tem por Senhor, mas Ele está buscando aqueles que O adorem não só de boca, masque se disponham a adorá-Lo em verdade.

Obedecer é adorar. Obedecer é crer em sua Graça, aceitar o seu Amor. Reconhecendo a sua Misericórdia, que se estende de geração para geração. Que Advinda de um povo, é chegada até nós.

Como exercitarmos este entendimento?

Provérbios 4:7A sabedoria é a coisa principal, portanto adquire a sabedoria; Dá pela sabedoria tudo o que tens adquirido.

O que poderíamos abrir mão, para que não venhamos perder a promessa?

Qual o altar que cada um de nós deve derrubar?

Valdir Carvalho, 12.02.2009 – Cascavel-Pr