Quando Deus diz não!  Provérbios 16:9

Como você se reagiria se o seu filho fosse colocar a mão em uma tomada?

O que você lhe diria? Certamente diria:  filho NÃO FAÇA  isto.  Ele poderia achar ruim, chorar, mais você manteria a sua palavra, para o seu próprio bem.

Desde que nascemos ouvimos a palavra "NÃO". Ela faz parte de nossa vida e de nosso psicológico. Um Não nunca é bom para quem houve mais faz necessário. Associamos a palavra "NÃO" ás coisas negativas e ruins, em outras palavras, tudo o que é bom é "SIM" e tudo que é ruim é "NÃO". Nós sempre, fazemos essa associação. Precisamos ter em mente que os nãos fazem parte da vida e são mesmo necessários para o nosso bem-estar e crescimento. É facil entendermos o processo que nosso psicológico condiciona e associa o "NÃO" ao que ruim e destrutivo e o "SIM" ao que bom e agradável. "NÃO" produziu no psicológico: 2º ao nosso olhar,indignação, Rompimento - Interrupção - Frustração – decpção; para nós um não soa como; O futuro deixou de existir! O caos se instalou! É o fim ! O "Não" provoca essa "sensação" em nós. Já o sim mexe com o nosso ego, trás ao coração de quem hove, que tudo foi aceito e irei realizar o esperado mais nem sempre o sim que eu quero ouvir produzirá um efeito positivo. Deus tem três formas de nos responder. Precisamos aprender acerca delas.

  1. Deus responde: SIM. Deus responde: ESPERA. Deus responde: NÃO.

Um Não da boca de Deus é uma demonstração de zelo, cuidado, carinho, preservação e amor. Aceitar esse Não é sinal de humildade e reconhecimento de que estamos na dependência dAquele que nos criou, O NÃO vindo da parte de Deus sempre nos revelará o seu amor. Ele é nosso Pai, e como pai, vela por nós. Deus disse não olhes para tras para ló e sua família: mais a mulher de ló oolhou pra tras e se convergiu numa estátua de sal, gn 19: 17,26.

Deus disse a Josué que toda cidade e tudo que nela haveria salvo Raabe, eque estivesse co ela em sua casa, e ouro e a prata prata para o tesouro do Senhor. Js:6:17,a 19.mas Acã desobedeceu esta ordem e sofre a consequência do seu pecado Js7:10, 11,19 A 25.

O povo judeu usava uma capa (manto), sobre suas vestimentas (no nosso tempo hoje é sobretudo o paletó). Mas a capa não era simplesmente para a beleza, para o Judeu ela tinha um grande simbolismo. A capa simbolizava a situação da pessoa perante a sociedade. Ex.: a capa de um mendigo (morador de rua ou sem-abrigo, pedidor de esmolas) era diferente de todas as outras capas, quem usava esse tipo de capa, todos já sabiam que ele era mendigo. Diferente das pessoas da classe alta, que usavam capas de linho fino. A capa que um rei ou príncipe usava, mostrava para todos que ele era rei ou príncipe. Todos conheciam um sacerdote quando ele andava pelas ruas de Jerusalém, e isso se dava pela capa que ele usava. 
DEUS mandou Saul destruir totalmente os amalequitas mais ele desobedeceu não cumpriu a palavra do senhor. 1º sm 15 ;9, 10,11,19 a, 22. Nunca despreze o que Deus diz, um não de Dele hoje nos resultará em grande vitorias no dia de amanhã, então seja sempre fiel em todo tempo.

Pr Alécio ICVV/ PRESIDENTE OLEGÁRIO MG.