Enquanto o brasileiro lida com um PIB beirando o zero, a economia da China diz que neste ano deve crescer "apenas" 7%.

Ao mesmo tempo, enquanto choramos com um PIB no zero usando as mãos para bater panelas, as empresas chinesas (já que não podem bater panelas), arregaçam as mangas para melhorar seus resultados por conta própria. Isso é o que mostra o ISO Survey, indicador das empresas que investem em certificação em Gestão da Qualidade ao redor do mundo.

No mesmo ano em que 22 mil empresas brasileiras obtiveram certificação na ISO 9001 (comparável à Romênia, com 18 mil) a China certificou mais de 337 mil empresas. O resultado brasileiro é comparável com os valores chineses do início do século, quando certificou 25mil empresas.

O interesse dos chineses pela gestão da qualidade pode estar relacionado à expansão da carta de clientes, já que algumas empresas só compram de fornecedores certificados, mas os benefícios reais do investimento em qualidade para reduzir gastos com correções de erros parecem estar se disseminando pelo mundo afora.

Em setembro deste ano, uma nova versão da ISO 9001 será lançada. Cabe saber se os brasileiros vão largar as panelas e arregaçar as mangas.