Qualificações do Presbítero- Parte V

 

·         Texto Bíblico: (I Tm 3:2) “É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, temperante, sóbrio, de boa conduta (A.R.A. traz Modesto”gr:  ko,smioj (kosmios) (1Tm 3:2-4; Tt 1:6-8; Lc 2:36.; 1Tm 5:9; Tt 1:6; 1Tm 3:8, 1Tm 3:11; Tt 2:2; Rm 12:13; Tt 1:8; Hb 13:2; 1Pe 4:9); a expressão grega é ordeiro,respeitável, alguém que possui honestidade. Esta qualidade para o presbiterato é a terceira da série de três traços do caráter que Deus exige que um bispo possua.

·         As modéstias intelectuais, éticas e espirituais estão implícitas no contexto. Os presbíteros devem ser modestos no sentido de que não podem manipular os fatos, distorcer a verdade, nem tirar proveito das circunstancias. Quando aplicada diretamente aos presbíteros, modéstia também é a contraposição da ostentação; o presbítero exerce a modéstia quando se restringe ao exercício da sua função e autoridade.

Considerações

1.       A nova versão do Rei Tiago (King James), a exemplo da antiga versão, não traduz a palavra original grega em seu sentido literal quando diz: “de boa conduta”. Em primeiro lugar, o termo original se encontra no caso acusativo (função de objeto direto), e não no genitivo (idéia de origem ou posse); nem no agente de uma preposição. E mais: a palavra grega quer dizer “respeitável” ou “honrado”. O vocábulo pode ser utilizado para se referir a pessoas como também a coisas impessoais relacionadas ao homem. Encontramos esta palavra em mensagem elogiosa dirigida a uma criatura. O apóstolo Paulo a adota para descrever o tipo de roupa que a mulher deve vestir. I Timóteo 2:9 diz que as mulheres devem se enfeitar (ataviar) com roupa decente – alguém poderia traduzir isto também por “roupa adequada” ou “roupa discreta”. Esta é a única outra passagem em que se usa este adjetivo no Novo Testamento.

2.       Este adjetivo é relacionado a um verbo que pode significar “pôr em ordem”, como em  “preparar a sua lâmpada” (Mateus 25:7). Entretanto, o uso comum do verbo é adornar ou decorar. Ou seja, quando o presbítero cumpre ordeiramente as suas atribuições, em geral, ele não aparece, não chama atenção para si; as coisas funcionam bem, dentro dos conformes: há ordem e modéstia.     

Implicações:

1.       O sentido original da palavra é  “respeitável” (que é a tradução encontrada na New American Standard Version e na Nova Versão Internacional - NVI).

2.       Respeitável e honroso são de mais amplo significado do que “de boa conduta”, mas um homem cuja conduta é ruim não pode ser respeitável ou honroso. A referência aqui não é simplesmente àquelas regras sociais de educação. Mas sim, a um homem que ao viver uma vida espiritual transmite isso nas suas ações. Por isso o presbítero não deve ser uma pessoa grossa e descarada que, por sua falta de tato, agride as pessoas com palavras e fica mal entre elas.

3.       Um homem respeitável merece ser tratado com deferência, estima, consideração ou honra por causa de suas qualidades e de seu caráter honesto e decente.

4.       Esta qualidade significa que um bispo precisa estar com a vida em ordem. Ele tem de ornamentar seu caráter de modo que o faça brilhar com verdade, honestidade, justiça, pureza, amabilidade e virtude. Um homem respeitável é um modelo de santidade por guardar os mandamentos; ele é um homem que possui sabedoria de Deus e conhecimento dos princípios bíblicos, como o Nosso Senhor Jesus Cristo; ele é um homem humilde, amável, misericordioso e equilibrado como o Nosso Senhor Jesus Cristo. Provérbios tem muito a dizer a respeito do homem respeitável e honroso:

·         3:16 – tem sabedoria e conhecimento (cf. 8:18)

·         5:9 – evita a mulher adúltera

·         15:33 – é humilde (cf. 18:12,22:4,29:23)

·         20:3 – desvia-se de contendas

·         21:11 – segue a justiça e a misericórdia

·         22:4 – teme o Senhor

·         26:1 – não é tolo (cf. 26:8)

Paulo afirma em 2 Timóteo 2:15-26 que “o homem que se aparta da iniqüidade e se purifica de toda coisa má será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Mestre, preparado para toda boa obra”. Esta é uma amostra do que a Bíblia ensina acerca do homem respeitável ou honroso.