QUALIDADES ESSENCIAIS DO PASTOR E LÍDER ECLESIÁSTICO

Gênesis 33.1-20: O Encontro entre Esaú e Jacó.

 1 - Introdução:

 Para situar o leitor, dá-se início ao artigo e sermão, breve entendimento acerca do personagem principal desta narrativa Bíblica - Jacó.

Jacó – Em Hebraico significa “Suplantador” (enganador) = pessoa que gosta de Levar Vantagem.

Gn 27.32-3: E disse-lhe Isaque, seu pai: Quem és tu? E ele disse: Eu sou teu filho, o teu primogênito. Esaú. Então, estremeceu Isaque de um estremecimento muito grande e disse: Quem, pois, é aquele que apanhou a caça e ma trouxe? Eu comi de tudo, antes que tu viesses, e abençoei-o: também será bendito.

No trecho acima, engana seu pai, ao passar-se como se fosse seu irmão - Esaú, para adquirir a benção que seria dele por direito e tradição.

Gn 32-30: E, chamou Jacó o nome daquele lugar Peniel, porque dizia: tenho visto a Deus face a face, e a minha alma foi salva.

Neste outro, Ele luta durante toda uma noite com um anjo (o próprio Deus) no Val de Jaboque e prevaleceu. Dando a este lugar o nome de Peniel = em Hebraico significa “A Face de Deus”. A partir deste dia seu nome foi mudado para Israel, como também sua conduta diante de Deus; Entre as várias traduções do nome Israel, destacam-se: "Aquele que luta com Deus", como também, "Aquele que caminha reto em direção à Deus", ou ainda, "Aquele que segue e adora um Deus reto". 

2 - Desenvolvimento:

Desta narrativa bíblica de Gênesis 33.1-20, podemos abstrair características importantes de Jacó que são fundamentais para um Pastor ou Líder Eclesiástico: 

. Verso 1 – Visão (parte a) e Estratégia de Guerra (parte b): Ele deve avistar de longe o perigo para suas ovelhas. Avistando-o, deve usar estratégias de guerra para poder enfrentá-lo.

 . Verso 2 – Prudência = Virtude que faz prever e evitar as faltas e os perigos. Sempre estar vigilante quanto ao caminhar de suas ovelhas, corrigindo possiveis erros ou desvios  de condutas incompatíveis com o Evangelho de Jesus Cristo. 

 . Verso 3 – Vanguarda = se posicionar sempre à frente em defesa de suas ovelhas, mesmo correndo perigo, ante ao seu adversário.  

               João 10.11: Eu sou o bom Pastor, o bom Pastor dá a sua vida pelas ovelhas.

 . Verso 4 – Sofre e Chora por suas ovelhas. Quando sabe que sua ovelha caiu num abismo, deixa as 99 (noventa e nove) no aprisco e vai tentar resgatar a perdida. Quando não consegue, ora e chora para que Deus a proteja dos perigos. 

. Verso 5-6 – Conhece suas Ovelhas, e estas, o conhecem. O bom Pastor conhece suas ovelhas pelo nome e por sua voz. E, também sabe de todas as suas necessidades (materiais) físicas ou espirituais. 

 João 10.2-3: Aquele que entra pela porta é o pastor das ovelhas. .A este o porteiro    abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora.

 . Verso 12-13 - Cauteloso. Trata com particularidade as necessidades de cada ovelha (crianças, adolescentes e anciãos). Ele sabe o tipo de tratamento (doutrina, atenção etc.) que deve dar as suas ovelhas. Ele conhece a sua fragilidade.

 . Verso 14 – Guia Cuidadoso. Está atento ao caminhar de cada ovelha (ensino e aprendizado). sabe quando deve dar uma "papinha" ou um alimento "mais sólido".  

. Verso 17 – Edificador. Deve procurar o tempo todo levar Ensino e Instrução às suas ovelhas.

 3 - Conclusão:

Versos 8 e 9 – Missão do Pastor.  A parte b do versículo 8, destaca que sua função é de levar suas ovelhas com boa compostura diante dos Olhos do Senhor.  A parte final do verso 9, enfatiza que se o Pastor levar grande número de ovelhas para apresenteá-lo, Ele (Deus),  terá grande contentamento e prazer por ter sido um Servo Fiel e cumpridor do Ministério que lhe foi confiado.

                          EDUARDO VERONESE DA SILVA 

Presbítero da AD – Ministério IX Marcas/ES

Professor de Educação Física

Bacharel em Direito

Especialista em Direito Militar

Contato: [email protected]