Todos já ouvimos falar que a saída para empresas é implantação da Qualidade Total.
Mas o que vem a ser a qualidade total nas empresas?
Qualidade Total não é mais que uma técnica aplicada para garantir que todos os produtos e serviços sejam padronizados e executados da mesma forma, para garantir a exigência e a total satisfação dos seus clientes, o diferencial de cada empresa esta ligada as técnicas aplicadas em seus produtos onde a qualidade redução de custo é foco das empresas . A tecnologia está tornando as empresas semelhantes em muitos aspectos, como, instalações, equipamentos, produtos, preços, etc.
É fundamental investir em recursos humanos para buscar a Qualidade, é preciso ter pessoas competentes e energizadas para se obter sucesso, na qualidade temos conscientizar as pessoas sobre seu novo papel dentro da organização.
Os princípios da Qualidade Total estão fundamentados na Administração Científica de Frederick Taylor(1856-1915), no Controle Estatístico de Processos de Walter A. Shewhart (1891-1967) e na Administração por Objetivos de Peter Drucker(1909-2005). O termo Qualidade Total representa a busca da satisfação, não só do cliente, mas também organizacional da empresa.
Há vários programas para implantação da qualidade total nas empresas sendo alguns a serem seguidos:
5S Seiri(Descarte), Seiton(Arrumação), Seiso(Limpeza), Seiketsu(Higiene) e Shitsuke(Disciplina).
Programa de Gerência da Rotina Diária, é programa de direcionamento da empresa sua missão, objetivos.
Programa de Melhoria Contínua, Etapa final da implantação Qualidade Total através do Ciclo PDCA Plan(Planejar),Do(Fazer),Check(Checar),Action(Agir para corrigir).
O pleno domínio e controle do processo de produção da empresa, a eficiência na utilização dos recursos humanos, materiais e financeiros, e a eficácia no alcance dos objetivos, são os resultados esperados com a implantação da Qualidade Total, resultados que garantem a satisfação dos clientes e a perenidade da empresa. Através do controle de qualidade total, com a participação de todos os empregados, incluindo o presidente, qualquer empresa pode oferecer produtos ou serviços melhores a um custo mais baixo, aumentar as vendas, melhorar os lucros e transformar a empresa em uma organização melhor.