Discutir sobre Qualidade nos Serviços de Saúde, é enfatizar a necessidade das organizações em um gerenciamento que controle não só a eficiência e os resultados econômicos, a curto prazo, mas outros objetivos que podem ter uma repercussão maior a longo prazo como por exemplo:

  • A melhora da qualidade dos processos;
  • A satisfação do cliente;
  • O aprendizado da própria organização.

Mas qual é o foco principal do Gerenciamento da Qualidade?

É a qualidade do atendimento e a segurança no ambiente hospitalar.

E como se faz?

Sistematizando, planejando e operacionalizando os processos assistenciais e de apoio, garantindo assim, a excelência nos serviços prestados.

 

Imagem Qualidade em Quadrinhos
Imagem Qualidade em Quadrinhos

O Gerenciamento da Qualidade é um conjunto de elementos estruturais e de atividades que tem como finalidade específica a melhora contínua da qualidade e o objetivo final da melhora contínua supõe avançar na efetividade, eficiência e satisfação de todos os protagonistas da assistência.

É um progresso consciente e quantificável até à excelência, incluindo a existência de uma filosofia ou política explícita para melhorar a qualidade, os elementos estruturais e organizacionais para conseguir e as atividades para torná-la efetiva.

Podemos dizer  que a implantação de um programa de Gestão da Qualidade se divide em 4 etapas:

  • Mobilização gerencial para a qualidade;
  • Capacitação de Recursos Humanos (educação e treinamento);
  • Planejamento da Implantação
  • Aplicação da Gestão da Qualidade

O Gerenciamento da Qualidade nos permite acompanhar mudanças e até mesmo nos antecipar a elas, pois enfatiza a melhora contínua. Sendo assim vamos tratar de vários assuntos e peço aos leitores e/ou colegas de profissão que questionem e participem comigo nesse exercício diário.

Acredito que nesse momento devemos primeiro discutir questões básicas, sobre qualidade e sua importância para os programas de Gestão da Qualidade, para mais adiante podermos refletir melhor sobre o compromisso pela Excelência.

Seguiremos na próxima postagem conceitualizando qualidade, para que possamos entender melhor esse tema complexo que nos levará a conhecimentos mais amplos sobre a Gestão da Qualidade.