QUALIDADE NO ATENDIMENTO AO CLIENTE COMO FATOR DE CRESCIMENTO EMPRESARIAL

NARA LUANA COSTA SILVA

JOSÉ ARICLÉCIO MOREIRA

RESUMO

Este estudo apresenta como objetivo analisar a importância do atendimento aos clientes. O desenvolvimento desse trabalho é justificado a partir da qualidade no atendimento como fator de crescimento empresarial, pois por meio dessa pesquisa podemos ter em vista a noção de quanto o mundo dos negócios está em constante progresso gerando a competitividade, onde para sobreviver é necessário que a empresa, apresente diferenciais, buscando benefícios e competência que possa atrair satisfazer e fidelizar seus clientes e ate mesmo funcionários do estabelecimento.

Palavras-chave: Clientes. Qualidade. Crescimento.

1 INTRODUÇÃO

            O presente estudo apresenta como objetivo geral analisar a importância do atendimento aos clientes. O tema principal do estudo é: “Qualidade no Atendimento ao Público”.

Qualidade no atendimento é algo que está presente no dia-a-dia de toda e qualquer empresa, seja qual for a sua área de atuação, ela desenvolve um papel importante em todo o ambiente organizacional e em inúmeros aspectos que estão ligados a vida das pessoas.

            Do ponto de vista de Maximiano (2000), atualmente, administrar de acordo com a qualidade significa postura de liderança empresarial, diferencial no acirrado mundo dos negócios. A globalização é uma das tendências mais marcadas da economia, no entanto, uma de suas conseqüências imediatas é a competitividade empresarial, onde diversas organizações disputam o mesmo espaço.

            A realidade do mercado demonstra a concorrência que as corporações encontram-se implantadas. Neste ponto, a satisfazer o público-alvo recebe máxima acuidade no contexto da gestão, uma vez que permite a captação e fidelização da clientela.

            A satisfação dos clientes é adquirida a partir de distintas atuações que as companhias necessitam executar, como por exemplo, proporcionar artigos e serviços de qualidade, além de preços e prazos é algumas questões que devem entusiasmar na satisfação do cliente. Dessa forma, o presente estudo foi desenvolvido com a meta de identificar a satisfação e o comprometimento com os clientes.

[...]