QUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES 

Aluno: Edna Marques[1]

Prof.: Marcelo Azambuja[2]

Resumo 

Este estudo foi realizado para analisar o quanto os profissionais que trabalham no Hospital Moinhos de Vento aproveitam os cursos e palestras de aperfeiçoamento oferecidos gratuitamente pela instituição. O hospital visa à melhoria no atendimento ao cliente e nas operações em geral, no entanto o aproveitamento destes cursos e palestras não está de acordo com o resultado que a direção do hospital espera. Assim sendo, apresentaremos as medidas tomadas para que os colaboradores e coordenação do hospital tenham mais incentivo de agregar estes conhecimentos oferecidos pela a organização.

Palavras-chave: Qualidade nas organizações. Aperfeiçoamento. Colaboradores.

INTRODUÇÃO 

            Nos dias de hoje é fundamental as organizações terem foco na qualidade, pois a concorrência é muito acirrada. Para tanto, é necessário que a equipe se qualifique para que, dentro do ambiente de trabalho, consiga atender da melhor forma possível as necessidades dos clientes. Observamos que há instituições, como o Hospital Moinhos de Vento, que oferece cursos e palestras para o aperfeiçoamento dos seus colaboradores, mas se não há uma norma rígida para o aproveitamento dos mesmos, não há interesse de grande parte dos funcionários e até mesmo da coordenação, havendo a necessidade de incentivo aos setores individualmente. Portanto, este artigo tem como objetivo descrever as medidas tomadas pelo Hospital Moinhos de Vento, para que estes cursos e palestras oferecidos gratuitamente possam ser mais bem aproveitados pelos colaboradores em geral e que os mesmos percebam que isto agregará conhecimento em suas carreiras profissionais. 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

           O Programa 8S busca a mudança de hábitos e comportamentos, através da educação, qualificação e treinamento dos recursos humanos, ou seja, das pessoas. Educar o cidadão, qualificar o profissional e treinar o funcionário são desafios que exigem muito mais boa vontade e determinação da alta administração, do que investimento financeiro. Para tanto, o hospital implantou este programa, que é realizado por um grupo de colaboradores, que duas vezes por ano aplicam o Programa 8S em todos os setores da instituição. É um programa de melhoria comportamental, cuja principal característica é a simplicidade. Seus conceitos são bastante profundos e podem ser aplicados tanto na vida profissional, quanto na vida pessoal. Pessoas que praticam este conceito tornam-se gerentes de si mesmas, proporcionando uma melhora para a organização e para o mercado de trabalho. A implantação do programa tem como objetivo levantar as falhas e consequentemente encontrar uma forma de acabar com as mesmas. Através do Programa 8S, percebeu-se que os colaboradores e gerentes não estavam participando das palestras e cursos. 

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

            O Hospital Moinhos de Vento oferece cursos e palestras gratuitos, sobre diversos temas, desde cursos de informática, até palestras sobre saúde. Após a aplicação do programa 8S nos setores, verificou-se que os colaboradores não participavam do aperfeiçoamento oferecido pela instituição. Por isso, foi realizada mudança, de forma que todos os setores precisam ter número de horas mensais em cursos e palestras, para que no final do ano, quando se conclui o Programa Desafio, assim chamado o 14º salário da organização, obtenham o pré-requisito de um dos pontos do Programa, não prejudicando o setor, que receberá 100% do 14º salário.

RESULTADOS 

Os colaboradores passaram a participar dos cursos e palestras e, como consequência, ficaram mais aptos a desenvolver suas tarefas com melhor qualidade e eficiência e, além disso, percebeu-se que os conhecimentos adquiridos estão sendo muito bem aplicados em seu cotidiano.

CONSIDERAÇÕES FINAIS 

            Diversas razões motivam uma organização a implantar um programa de qualidade, dentre elas estão melhorar a imagem da organização, conquistar novos mercados, atender à requisitos de clientes, melhoria de processos, produtos e serviços, obter bons resultados diante da população e clientes e gerenciar em busca de qualidade total.

REFERÊNCIAS 

Hospital Moinhos de Vento. Gerenciamento do Desenvolvimento Organizacional - GDO. Porto Alegre: 2009.

ebaH! Rede de Relacionamentos Acadêmicos. Brasil. Anais eletrônicos. Disponível em: <http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAeYIAL/programa-8-sensos>. Acesso em 18 de junho de 2011.



[1] Aluna do Curso de Administração - Comércio Exterior – FARGS ([email protected])

[2] Professor – FARGS ([email protected])