Por:Vanda Aparecida Góes

 Por :Vanda aparecida Goes

RESUMO:

 A criança é um sujeito social e histórico que é marcado pelo meio social em que se desenvolve, mas, que também contribui com ele.

Os novos paradigmas definem que a criança como ser competente para interagir e produzir cultura no meio em que se encontra. A criança é um ser único e completo e ao mesmo tempo em desenvolvimento.

Embora dependa do adulto para sobreviver à criança é um ser capaz de interagir num meio natural, social e cultural desde bebe. A diversidade de parceiros pontecializa o desenvolvimento infantil.

A intenção d e aliar-se a uma criança e aos trabalhos pedagógicos implicam atribuir um papel específico a pedagogia desenvolvida nas instituições pelos profissionais de educação infantil. È importante para o bom andamento apoiar a organização de pequenos grupos, estimulando as trocas entre parceiros, incentivar as brincadeiras dar-lhes tempo para desenvolver temas de trabalho a partir de propostas previas; oferecer diferentes tipos de materiais em função dos objetivos que se tem em mente, organizar tempo e  espaço flexível são algumas formas  de intervenção  que contribui para o desenvolvimento e a  aprendizagem das crianças. Ao se levar em conta esses aspectos não se perde de  vista a especialidade da pedagogia na educação infantil.

È indispensável destacar que essas relações educativas, ás quais a autora se refere, na instituição de Educação Infantil são perpassadas pela função indissociável do cuidar/educar.

Assim, a ênfase na apropriação de significados pela criança na ampliação progressiva de conhecimento com estratégias apropriadas  parece bastante  justificada.

 Da mesma forma que defendemos a importância do respeito a diversidade cultura atentamos para a necessidade de  adoção de  estratégias educacionais  que permitam a criança ,desde bebes usufruírem da natureza,observarem e usufruírem do vento,brincarem com água e  areia  se tornam  relevantes se atentarmos  que as crianças  ficam em espaços internos das Instituições de Ensino.

Em síntese, para propor parâmetros de qualidade para Educação Infantil é imprescindível levar em conta que as  crianças  desde que nascem são:

  • Cidadãos de      direitos;
  • Indivíduos      únicos, singulares;
  • Seres sociais      e históricos;
  • Seres      competentes; produtos de cultura;
  • Indivíduos      humanos, parte da natureza animal; vegetal e mineral.

Por sua vez a criança encontra-se em uma fase de vida  em que  depende  intensamente do adulto para sua sobrevivência .(Machado, 2001).

  • Serem      auxiliadas nas  atividades que não      poderem realizarem sozinhas;
  • Serem atendidas      em suas necessidades básicas físicas, psicológicas e  neurológicas;
  • Ter      atenção  especial por parte do      adulto em momentos peculiares de sua vida.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

È importante destacar que a educação infantil é a primeira etapa da educação básica, a ela implica todos diretrizes voltados para educação de forma geral è importante relatarmos que  a educação infantil ainda passa por um processo de adaptação das  demandas sociais, especialmente para a faixa de0 a3 anos.

Dados  do IBGE  indicam a  falta de  matriculas para atender  as crianças  de nosso território nacional, ainda constata-se que as famílias de renda per-capita  superior a 3 salários mínimos  possuem um porcentual de 32%   nas matriculas e  em contra partida as famílias de renda  de até  1 salário mínimo  tem um porcentual de freqüência nas instituições  de  educação infantil inferior a 7%, o que nos leva  a considerar a falta de  subsídios  educacional, físicos e psicológicos para atender  essa classe.

Dados examinados pela autora também levantam outro tipo de problema nas trajetórias educacionais das crianças, mo da retenção de crianças com 6 anos  em instituições  d e educação infantil, o IBGE  registra  um total  de 627 mil crianças  entre7 a9 anos de idade permanecendo em  instituição de  ensino infantil, ou seja, essa s crianças  estão impedidas de darem prosseguimento em sua formação  escolar regular, tanto impedidas  quanto ocupando vagas que poderiam serem ocupadas por crianças de faixa etária compatível com o sistema descolar; ainda falta o acompanhamento de  equipes especificas pelo MEC que garantam uma  qualidade boa  de ensino.Ainda foi constatado a formação  em maior escala por profissionais que atuam junto a educação infantil.

O presente texto tentou abordar alguns aspectos relevantes para a definição de parâmetros de qualidade para Educação Infantil no Brasil. A analise da concepção da criança, de pedagogia da Educação Infantil e da trajetória histórica do debate da educação infantil, a consideração de alguns dados de pesquisa  realizado dentro e fora do país , os desdobramentos da história  da educação infantil  nas \instituições  e Legislação Nacional foram para elucidar a problemática que atualmente a educação infantil vem enfrentando  e  que ao observar os Parâmetros  Nacionais para educação Infantil  são  unanimemente apontados como relevantes para a melhoria permanente da qualidade do atendimento  das crianças ao saber:

  • As políticas      para educação infantil,sua implementação e acompanhamento;
  • As propostas      pedagógicas das Instituições de Educação Infantil;
  • A relação      estabelecida com as famílias das crianças;
  • A formação      regular e continuada dos professores e demais profissionais;
  • A infra      –estrutura necessária do funcionamento dessas Instituições .