Qualidade de vida e saúde mental

 O tema qualidade de vida está realmente em alta, praticamente todas as revistas, jornais e programas de TV vem falando de assuntos relacionados a ela como: alimentação saudável, exercícios físicos, sono, etc. Este fato vem causando uma grande transformação no comportamento das pessoas, até o Mcdonalds teve que se adaptar aos novos tempos e agora (quem diria?) oferece saladas e frutas frescas em suas refeições. Não posso negar que também entrei nessa onda, afinal como escreveu, o grande poeta romano, Juvenal: “Mens sana in corpore sano” (uma mente sadia em um corpo sadio) é o que devemos pedir em nossas orações. A OMS (Organização Mundial de Saúde) parece concordar com o trovador, pois definiu saúde como: “o estado de completo bem estar físico e mental”. Entretanto a maior parte das pessoas ao pensar em saúde e qualidade de vida deixa de lado a saúde mental, (talvez por que ela não aparece em nenhuma radiografia ou exame de sangue) em consequência desse desinteresse vemos o aumento dos casos de ansiedade, depressão, estresse entre tantos outros problemas ligados a questões psicológicas e emocionais.

 saúde mental e qualidade de vida

Uma pessoa com a saúde mental debilitada, deprimida, por exemplo, tem grande dificuldade para manter relacionamentos amorosos, desempenhar suas funções no trabalho e até mesmo educar seus filhos. Voltando mais profundamente nosso olhar para a esfera familiar, a teoria sistêmica já demonstrou que uma pessoa com problemas emocionais em uma casa pode influenciar (ou devo dizer contagiar?) todos os demais membros de uma família. Uma pessoa com a saúde mental comprometida está mais propensa à dependência das drogas e do álcool. A Medicina e a Psicologia já comprovaram que alaguem que está abalado emocional/psicologicamente é muito mais propenso a contrair doenças infecciosas, desenvolver alergias, doenças autoimunes e até mesmo um câncer.

Existem muitas outras consequências desagradáveis em deixar de lado sua saúde e bem estar mental e emocional, assim como deixar de lado os cuidados com o corpo. Não quero com isso criar nenhum tipo de alarde ou desespero afinal cuidar da saúde da mente é muito mais fácil do que parece, basta apenas manter boas relações com os nossos semelhantes, ter uma vida amorosa satisfatória, não se esquecer do lado espiritual, deixar o passado para traz, não exigir muito de si mesmo, se perdoar e perdoar o próximo, rir quando puder, chorar quando precisar e amar o tempo todo. Agora se estiver com dificuldades para fazer isso é melhor procurar ajuda de um profissional (médico ou psicólogo).

Estar com a saúde mental em dia é estar em equilíbrio com seu mundo interno e com o mundo ao seu redor é estar em paz com si mesmo e com o outro. Por isso é algo que devemos sempre buscar.

 conheça mais sobre saúde mental e qualidade de vida