Os comentaristas do mercado de ações têm uma tarefa ingrata. Podemos ler coisas do tipo: A bolsa subiu vigorosamente, com os investidores animados pelas perspectivas de um vigoroso crescimento econômico, deixando antever um grande potencial de ganho para as ações, que, assim estariam baratas.

Ou então:

A bolsa operou em queda acentuada, com os investidores desanimados pelas perspectivas de um vigoroso crescimento econômico, que obrigaria as autoridades monetárias a promover um aumento da taxa de juros mais cedo do que se esperava. Com isso, as ações estariam caras.

Ou seja, a bolsa cai quando cai, sobe quando sobe e permanece estável nos demais casos.

Brilhante!

Naturalmente, quando a mesma causa produz efeitos opostos, resta admitir que as coisas não são tão simples assim. Se de repente, descobre-se que um ou mais países da Comunidade Européia estão quebrados, ou quase, a perspectiva do desmoronamento do castelo de cartas, com reações em cadeia, aparece como nova variável explicativa do sobe-desce.

É de se esperar que esse fenômeno possa ser comentado assim:

A Bolsa iniciou um processo de baixa devido aos reflexos prováveis da desestabilização das economias de um ou mais países (Grécia e Itália, por enquanto). Consideração o impacto na economia global, os fundamentos passam a inspirar preocupação, incentivando a aversão ao risco do investidor global.

Ou então:

A Bolsa iniciou um processo de alta já que os reflexos prováveis da desestabilização das economias de um ou mais países (Grécia e Itália, por enquanto) terão um limitado impacto na economia global. Os fundamentos de nossa economia continuam a inspirar otimismo, incentivando o apetite pelo risco do investidor global, indiferente a eventuais marolinhas.

Ou seja, a bolsa cai quando cai, sobe quando sobe e permanece estável nos demais casos. Elementar!


Alexandru Solomon, formado pelo ITA em Engenharia Eletrônica e mestrado em Finanças na Fundação Getúlio Vargas, é autor de ´Almanaque Anacrônico`, ´Versos Anacrônicos`, ´Apetite Famélico`, ´Mãos Outonais`, ´Sessão da Tarde`, ´Desespero Provisório` , ´Não basta sonhar`, ´Um Triângulo de Bermudas` e ´O Desmonte de Vênus`. (Ed. Totalidade). Confira nas livrarias Cultura, Siciliano.Também na Livraria ´´Pega Sonho``: Rua Martinico Prado, 372 – Higienópolis – SP – Tel.: (11) 3668-2107)| E-mail do autor: [email protected]