Qual o verdadeiro papel do coordenador pedagógico no espaço escolar?
QUAL O VERDADEIRO PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO ESPAÇO ESCOLAR?

O que temos observado no nosso cotidiano escolar é que o coordenador se encontra ainda no nível 1, " o de resolução dos problemas instaurados", ou seja, o que gerencia as brigas e confusões, apenas aquele que passa recados e comunicações do(a) gestor(a), controle de entrada e saída de alunos, anotações de reposições de aulas dos professores e organização das pastas dos alunos em relação a documentação pendente e notas.

No entanto, é necessário que o coordenador pedagógico perceba, que o seu papel vai além das atribuições acima citadas, pois o seu verdadeiro papel, é de articular ações pedagógicas de toda equipe escolar, promovendo momentos de reflexões coletivas, encontros pedagógicos que venham enriquecer o grupo com ações que facilitem a boa qualidade no ensino-aprendizagem, sendo um elemento integrador, orientador e de apoio aos professores. O coordenador deve ter uma visão coletiva, ou seja, partilhada, pois ele é passivo de erros, mas que através dos erros se constrói saberes.

Mas por que será que o coordenador não consegue desenvolver um bom trabalho nas escolas?
Porque infelizmente ele ainda está preso a indicações políticas ou as imposições dos gestores e dos próprios professores que por estarem desestimulados dificultam ainda mais o seu trabalho, ou até pela própria incompetência profissional.

Portanto, é fundamental que o coordenador repense e consequentemente reveja seu papel frente a escola, levando em consideração, a sua importância para um bom desenvolvimento escolar.
 
Revisado por Editor do Webartigos.com
Leia outros artigos de Patrícia Oliveira Aragão Assunção
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Sou professora , formada em pedagogia, espcialista em coordenação pedagógica e Atendimento Educacional especializado, moro em Estância - Sergipe, sou uma profissional que ainda acredita que a educação é o melhor caminho para uma vida digna e só através dela conseguiremos mudar o futuro do nosso p...
Membro desde julho de 2010