Qual é a finalidade de ligar a política hoje à ética no Brasil.

O termo política ou politikós vem da etimologia grega, o que significa como governar uma cidade Estado, as coisas que referem ao mundo do interesse público, a sociedade só é possível existir por meio da política pública e do mesmo modo o desenvolvimento econômico.

Aristóteles foi quem primeiro deu a melhor formulação a essa designação. Ele definiu a política como arte necessária de como governar a polis. Entretanto, para ele a política era a continuidade da ética, não se podia separara-las.

O conceito grego de política como meandro da realização do bem comum, está presente em nossos dias, mesmo que seja como propósito ideológico a ser atingido.

 Conforme muito bem definiu o grande filósofo Norberto Bobbio, o conceito moderno da política está ligado estritamente ao poder. Qual é o verdadeiro motivo do poder.

Essa definição encontra se na forma clássica entre dois cientistas políticos americanos H. D. Lasswell e A. Kaplan: cujo conteúdo de definição é objetivamente claro, a política é a maneira da distribuição do poder  o exercício do mesmo, por meio do uso das instituições devidas, elas são os mecanismos necessários que possibilitam ao exercício do uso do poder. Ninguém tem poder a não ser pelo exercício da instituição.  

Numa outra perspectiva para o entendimento do poder e do seu uso, em beneficio de algum setor da sociedade, porque a mesma não existe como um todo, o que define Karl Marx.

 A política tem finalidade de defender a classe que ocupa o poder no caso a burguesia, sendo que a mesma não cede nenhuma forma de mudança que contrarie a sua natureza.

Outros teóricos preferem estudar desenvolvendo análise do fenômeno do poder, o que significa isso na realidade no mundo prático. Bertrand Russell definiu de forma muito interessante:

O poder é a maneira que se tem para organizar institucionalmente, ter a posse dos meios para atingir a produção dos desejos imaginados, não se atinge nada se não tiver o desejo planejado politicamente.

É necessário acabar com essa visão eclesiástica do poder, como se fosse à defesa comum da sociedade, isso é pura falácia, ninguém quer o poder para defender a sociedade, nenhuma pessoa realmente culta e de bom caráter entende com verdadeira essa argumentação.

 Algum grupo político pode defender mais a sociedade em beneficio da permanência do seu grupo, refere a um partido político, os de direita quer o poder para defender exatamente a natureza de classe da sociedade.

Desenvolve se uma guerra ideológica com objetivo de atingir aquele grupo que detém exatamente o poder, essa guerra atinge se o ponto central, que é a questão da ética, entre a direita e a esquerda do Brasil, sem entrar no mérito da própria ética, que é um fenômeno muito mais complexo que a corrupção.

Numa análise entre a esquerda e a direita do Brasil, sem entrar na compreensão particular da corrupção até porque esse fenômeno não tem mérito tão somente na esquerda, o que está em jogo e o comando do país por outras forças políticas contrárias as defesas das demandas sociais.  

As demandas sociais são as formas da esquerda se afirmar no Poder.  A direita quer o poder defendendo a burguesia, os pobres já perceberam isso. E que os fenômenos riquezas e pobrezas são ações produzidas pelo Estado.

No momento no Brasil do Governo Dilma, como está o PT o fenômeno da corrupção é um mecanismo necessário ao seu combate, porque está ligada a desconstrução da imagem de Lula, do PT, e posteriormente da Presidente Dilma.

 O verdadeiro objetivo, é a luta oportunista por parte de forças conservadoras a retomada do poder e brecar o mínimo de avanço que aconteceu em defesa dos direitos sociais, sobretudo de pessoas miseráveis que não teriam nenhuma forma de sobreviver a não ser por meio do Estado.

Nesse instante da história, se a imagem do Lula, não for desconstruída, a oposição no Brasil não tem nenhuma perspectiva política, sobretudo, porque a oposição cada vez mais reduz a poucos caciques em envelhecimento sem capacidade de renovação de quadros.

 Até porque nenhum quatro quer se renovar numa perspectiva política falida do ponto de vista da luta pelo poder em nível de Governo Federal, resta então como saída a perspectiva da destruição de Lula.

 Sobretudo, depois que ele conseguiu fazer uma pessoa desconhecida ser prefeito de uma das cidades mais conservadoras do Brasil.

Se o Lula, não tiver a sua imagem prejudicada moralmente, a oposição não terá futuro político e o povo já entendeu isso. Até porque o PT é esperto e já conseguiu mostrar o verdadeiro motivo da luta pela defesa da ética.  

Com isso não estou querendo justificar ou não o fenômeno da corrupção, não é essa a análise, historicamente a corrupção sempre fez parte da cultura de povos latinos, cuja origem central, veio historicamente das metrópoles colonizadoras.

Tanto é verdade a análise que desenvolvo, que mesmo a direita apontado mil fatos de corrupção do PT, o povo sabe o verdadeiro sentido do combate à corrupção, ligada a ética, como estratégia de retomada do poder por parte de setores contrários as mudanças sociais.

  A razão retirar politicamente o partido dos trabalhadores do Governo Federal, no inconsciente coletivo do povo brasileiro, cada eleitor, ele sabe que a política nessa terra nunca esteve ligada a ética, e, que nesse momento a ligação que faz a mesma, visa tão somente uma ideologização do poder.

A desconstrução de imagem dos grandes caciques do PT, o que tudo isso significa na prática, para a grande maioria do povo brasileiro, é que se oposição voltar ao governo eles vão perder o pouco de benefício social, e,  portanto, prender José Dirceu, Genoino e  quem quer que seja,  não vai retirar do poder o próximo  Presidente do Brasil.

 O novo Presidente será um membro do partido dos trabalhadores, exatamente esse o ponto que leva a elite política ficar prontamente desesperada, porém, é muito tarde para elite política, porque o povo já tem domínio cultural a respeito da ligação da política à ética como um caminho para retirar do poder aqueles que defendem naturalmente os pobres.

 Muito tarde, muito tarde mesmo, estão acabando com a imagem do Lula, e hoje a Dilma é imbatível, amanha será certamente o novo prefeito de São Paulo, se a oposição desejar ganhar o Governo Federal faça o mesmo que o PT faz na República, refiro aos Governos Estaduais, não se chega mais a Presidente do Brasil defendendo os ricos, que aprenda a oposição.   

Edjar Dias de Vasconcelos.