Qual o significado da palavra Hermenêutica.

O que significa a etimologia hermenêutica, epistemologicamente, denomina-se de a Ciência do saber, aquela que determina a interpretação racional e lógica de um objeto ou fenômeno, aplica se em diversas ciências, como Direito, Filosofia, História etc.

A forma de interpretar corretamente, o que pode também ser traduzida por exegese, quando se compreende adequadamente uma determinada análise, a hermenêutica de um determinado texto bíblico ou de algum procedimento técnico do mundo jurídico.

Sendo desse modo a hermenêutica significa um método científico de análise. Uma teoria da arte da interpretação, como entender algo que não é compreensível pelo mundo do senso comum, aplicado às diversidades dos textos históricos.

É o estudo dos sistemas simbólicos aplicados às diversas lógicas, com predominância da analise formal, no sentido técnico da sua aplicação, como compreender algo que não é a priori objetivamente claro, o texto tem outro significado que não é aquele que é percebido a princípio.

A hermenêutica é uma corrente filosófica do século XX, elaborada na idade contemporânea, surgiu basicamente nos meados do mesmo século, cujo fundamento é de predominância europeia.  

Só mais tardiamente chegou a outras partes do mundo, particularmente no Brasil, quando o entendimento de natureza essencial, é que todo tipo de verdade tem que ser entendida pela arte da interpretação, no uso lógico dos procedimentos silogísticos.

A hermenêutica faz sempre uso da lógica formal dedutiva, isso não significa que não poderá ser aplicada a lógica indutiva aos preceitos das Ciências da natureza.

Com efeito, a lógica da hermenêutica é da interpretação, mas não apenas desse procedimento, isso porque seu entendimento joga didaticamente a procedimentos da compreensão, ou seja, aquilo que é naturalmente dos procedimentos indutivos.

A hermenêutica é entendida epistemologicamente como característica essencialmente ontológica, funda se estritamente com coerência a lógica da existência humana.

 Compete a essa linguagem e por outro lado, poderá entender aquilo que é da ideologia de uma análise, na compreensão dos fundamentos da natureza essencialmente do mundo empírico.

O que se pode dizer para a hermenêutica a questão profunda de uma análise a respeito à compreensão da verdade, depende essencialmente do fundamento exegético do próprio entendimento.

 Então se pode dizer que a Hermenêutica depende cada vez mais do seu tempo histórico, de como foi produzida e desenvolvida pela linguagem e cultura da época da sua produção.

A compreensão depende muito do sujeito em ação das suas ideologias, de como entender um procedimento ou análise, quando o fato em questão está exatamente preso a uma mentalidade.

 Com efeito, sua compreensão formal, representa tão somente aquele momento, aquilo que se determina como tempo e forma dentro de determinados paradigmas como representações das suas compreensões.  

Edjar Dias de Vasconcelos.