Gestão da Responsabilidade Social é ainda um tema pouco discutido entre as organizações. Especialmente em tempos de crise, o que vemos são empresas desistindo de suas certificações, mas será esta a saída? Se pensarmos nas relações de trabalho, quanto é injusto receber menos por ser mulher, negro ou idoso? É justo trabalhar em um local que prejudica sua saúde? É justo perder o emprego por lutar por condições dignas de trabalho? É certo trabalhar quando é tempo de brincar? Para produzir, é necessário poluir o meio ambiente?

São perguntas como essas que nos movem a acreditar que uma gestão de responsabilidade social nos ajuda a manter a sustentabilidade do negócio, aliás não se faz gestão da sustentabilidade sem pensar em responsabilidade social, que é um dos tripés da sustentabilidade empresarial. 

Existem hoje algumas poucas normas que nos norteiam em requisitos de responsabilidade social empresarial. Dentre elas podemos citar a ISO 26000, uma norma internacional que começou a ser desenvolvida em 2005 e publicada em 2010, uma norma global que tem por objetivo traçar diretrizes para ajudar empresas de diferentes portes, origens e localidades na implantação e desenvolvimento de políticas baseadas na sustentabilidade. 

A ISO 26000 é uma norma que apresenta diretrizes de responsabilidade social mas, esses não são certificáveis, apenas norteadores. Muito utilizada para a certificação é SA 8000, que se baseia em requisitos voltados para o trabalhador, uma norma totalmente alinhada com os princípios da OHSAS 18001, que tem por fundamento a gestão da saúde e segurança no trabalho e que ainda esse ano será substituída pela ISO 45001. 

É comum as organizações criarem política de sistema de gestão integrado, mesmo que essas não sejam certificadas em todas as normas, mas já mostra um reconhecimento de que a responsabilidade social também está integrada e o foco é o mesmo: O TRABALHADOR.

Implantar um sistema de gestão da responsabilidade social ou implantar um sistema de gestão da saúde e segurança no trabalho, do ponto de vista da responsabilidade empresarial é quase uma redundância. Isso porquê, muitos requisitos legais associados a saúde e segurança que trazem uma obrigatoriedade legal direta às empresas, são também específicos da responsabilidade social.

Quer conhecer mais sobre a gestão da Responsabilidade Social e Saúde e Segurança no Trabalho? Clique aqui.