Essa é uma dúvida muito comum em qualquer academia, sempre com aquela intenção de exterminar as terríveis gordurinhas. O exercício em si não tem o poder de emagrecer, seja ele qual for. Então não se prenda a saber qual deles é o mais específico ou melhor para queimar gordura.

O que o exercício faz é aumentar o gasto calórico diário, que obviamente terá uma influência na perda de peso, mas não tanto como muitos pensam. O exercício tem uma parcela de apenas 15% a 20% na perda de gordura, enquanto a dieta contribui com cerca de 60% a 70%. O restante tem a ver com descanso, questões genéticas e psicológicas.

Vamos supor que você tenha feito alguma atividade que fez seu corpo gastar 500 calorias, mas logo depois você comeu dois pedaços de pizza, com uma média de 800 calorias. O que aconteceu? O balanço calórico foi positivo, tendo ingerido mais calorias do que gastou e dessa forma aquele pneuzinho que quase te faz chorar ao olhar no espelho não vai sair.

Então quer dizer que se uma pessoa ficar o dia todo na academia e fizer tudo quando é atividade vai emagrecer? Pela teoria do gasto calórico até vai, mas isso terá um efeito rebote que só piora as coisas e não deve ser feito, pois esse não é o caminho e não te fará bem. Mas esse já é outro assunto.

Mas e com relação ao exercício? Faço exercícios com pesos ou os exercícios aeróbicos, que todos sempre dizem serem mais eficientes? Quando se pensa em exercício para emagrecer logo vem a imagem da pessoa correndo numa esteira ou fazendo aquele monte de aulas porque viu em algum lugar que queima “x” calorias.

Os exercícios aeróbicos são ótimos, melhoram sua condição cardiorrespiratória, liberam endorfinas e mais um monte de coisas. A musculação promove o ganho de massa magra, fazendo seu corpo gastar mais calorias para se manter em funcionamento e tem uma influência muito grande com relação a estética. Vamos imaginar que uma pessoa tenha o corpo no formato de uma coxinha. Não que coxinha seja ruim, pois eu particularmente adoro, mas nesse contexto ela tem uma conotação negativa, explicando bem o que quero dizer. Aí vem aquela ideia enraizada de que musculação engorda, de que somente exercício aeróbico que funciona e lá vai o(a) gordinho(a) se matar na esteira, a fim de perder medidas. Até perde, mas o que no final vai conseguir? Será apenas uma coxinha menor, sem alcançar formas e ter um corpo realmente definido. Isso porque não ganhou massa magra e muitas vezes pelo excesso de exercícios ainda catabolizou e perdeu músculos. A importância principal da musculação nesse contexto de ficar sarado é exatamente essa, de que com o exercício com pesos seu corpo ganha formas.

Todo e qualquer exercício vai ajudar na queima de gordura, mas não se esqueça que um controle alimentar tem um peso muito maior na hora e emagrecer. Quando se olhar no espelho e não gostar do que vê não pense apenas no treino que deve fazer, mas se preocupe principalmente com o que entra pela sua boca. O ditado “você é o que come” é a mais pura realidade. 

https://www.facebook.com/nilo.ultrashop

https://www.ultrashopsuplementos.com.br