O maior perigo para um negócio não é a mudança, transição ou o risco.  Cerca de 20 anos atrás, Parkinson escreveu uma série de livros em que ele habilmente fazia suas observações enquadrando como as "leis de Parkinson." Uma paráfrase de uma das suas máximas é "Sempre que uma empresa orgulhosamente anuncia o estabelecimento de sua bonita, nova e moderna sede, você pode ter certeza de que está em posição de decadência"

 

Por quê? Porque ao invés de se concentrarem em seus negócios,  os gestores são centrados em si mesmos.  Qual é o maior perigo para uma empresa?  Não se trata do risco ou a mudança.  É a complacência.  Quando uma empresa atinge um objetivo e está satisfeita, está em perigo de falhar.

 

Muitas empresas que estão no topo hoje, amanhã serão apenas lembranças.  Estas são as organizações que não conseguem definir novos clientes com foco nas metas.

 

Muitos gerentes e supervisores estão cansados de fixar novas metas.  Eles têm estabelecimento metas para os anos futuros e gostariam de descansar à sombra dos louros.  Como você pode motivar seus colaboradores para definirem novas metas que sejam plausíveis? 

 

1. Os próprios empregados devem estabelecer suas próprias metas: Objetivos do departamento, a gestão  do mesmo, etc.

 

2. Os empregados devem definir seus próprios objetivos: Ao definirem a linha de frente,  os trabalhadores irão descrever as metas que satisfaçam as necessidades dos seus clientes.

 

3. Os trabalhadores devem saber como pensar estrategicamente: a maioria dos empregados pensa em termos da missão que desempenham, e não em termos do impacto estratégico do que a sua tarefa é para o cliente.  Eles não podem criar estratégias diferenciadas para seus clientes se eles não conseguem pensar estrategicamente.

 

4. Os empregados devem aceitar e colaborarem com as mudanças: a gestão deverá sempre abraçando um novo conceito de gestão para atingir metas, e os empregados que não sabem como abraçar e gerir a mudança, tudo para eles é confuso e sem rumo.  Os empregados não podem criar metas estratégicas se não podem aceitar a mudança.

 

Formação e desenvolvimento: a formação centra-se nos seguintes fatores de transição:

  • Como deixar o passado para trás, usa-lo somente como referência para o futuro?
  • Como reduzir o stress durante períodos de transição?
  • Como desenvolver uma estratégia para a mudança ?
  • Como trabalhar "fora dos padrões?”
  • Como gerenciar transições?

 

Empresas e pessoas que conseguem responder e praticar com eficiência essas habilidades, nunca irão se tornar complacentes.