GESTÃO

            “Tu mulher dará a luz com dores e Tu homem iras trabalhar...”. Devemos deixar de encarar o trabalho como suplício, castigo. O trabalho nos é colocado como como penalidade desde o inicio dos tempos, onde Adão e Eva são castigados por Deus ao desobedecerem uma ordem direta.

            “Você sabe com quem esta falando?” Algumas pessoas se sentem superiores a outras pois possuem uma condições social teoricamente melhor, mas não se lembram de que são apenas mais uma pessoas no meio de bilhões, dentro de um planeta no meio de outros bilhões que pertence um sistema dentro de outros tantos e assim por diante.

            “Cuidado com gente que acha que sabe tudo”. São pessoa com ausência de humildade, pessoas perigosas nas relações sociais, pois asseguram e assumem uma responsabilidade que não terão conhecimento suficiente para cumpri-la.

            “Investir no conhecimento”. Conhecimento é chave para o sucesso da empresa apesar de não ser uma relação direta e linear. A empresa que não investe em tecnologia e conhecimento esta condenada ao fracasso. “Se acredita ser inútil investir em conhecimento experimente investir em ignorância”.

            “Reconhecimento é o fator decisivo da lealdade”. A pessoa que não é reconhecida no que faz ou não se reconhece no que faz se desmotiva e conseqüentemente torna se um elo fraco do grupo.

            O caminho para o sucesso passa pelo trabalho, que por sua vez é cansativo, árduo e difícil, mas não pode ser estressante. O trabalho deve ser desafiador e prazeroso para aquele que o executa. O estresse causa limitações no sucesso da obra, desmotiva o profissional e diminui o crescimento pessoal e grupal.

            “Vá atrás do vento oportuno”. Devemos buscar o vento oportuno e não aguardar que ele venha até nos, mesmo quando o medo é grande. O medo é saudável. É a válvula que nos controla e nos limita entre a aventura e a audácia. Aventura é arriscar pra ver no que dá. Audácia também é arriscar porém mediante planejamento, calculo, trabalhando com as possibilidade e conseqüências. Ser audacioso é muito diferente de ser aventureiro.

            “São os pequenos custos que causam o maior prejuízo”. São infinitas as causas do esgotamento de um profissional, mas são as menores, as mais fúteis que com o passar do tempo se acumulam gerando uma angustia que em muitos casos nem o profissional consegue definir com clareza. Não são raros os casos de profissionais que apenas se definem como estando cansados.

            A mudança acontece sem que tenhamos controle sobre tudo. Neste momento devemos ter o equilíbrio entre a cautela imobilizadora que nós deixa atônicos e o ímpeto inconseqüente que não nos permite pensar nas conseqüências.

            “De nada adianta ganhar o mundo se vier a perder a alma”. Um bom gestor deve sempre se monitorar e questionar filosoficamente o modelo de vida que leva. A onde quero chegar? Preciso mesmo disso tudo para viver?

LIDERANÇA

            Saber o que é essencial e o que é fundamental. Essencial é aquilo que não posso viver sem e fundamental é aquilo que nos ajuda a conduzir a vida. Muitos lideres lutam constantemente para resolver o que é fundamental deixando de dar atenção ao essencial.

            A pessoa tem que se identificar com aquilo que faz. O profissional só se empenha naquilo que se sente parte da obra. Que enxerga sentido no que faz.

            “A árvore esta na semente e a semente esta na árvore”. Pequenas ações do dia-a-dia podem constituir uma frondosa árvore, que quando bem irrigada ira gerar novas sementes, reiniciando o processo, evoluindo e melhorando.

            “Não somos pessoas invulneráveis”. Todos temos falhas, mas a capacidade de reconhece-las e que gera o processo de crescimento pessoal, humano, social e profissional.

            Jamais se sinta satisfeito. A satisfação imobiliza, adormece, acomoda o profissional impedindo o crescimento.

            “Disputar com um fraco nos enfraquece”. A motivação somente existe quando a superação esta envolvida. Não vislumbrar o desafio é perder o gás necessário do crescimento.

            Faça seu melhor e queira enfrentar desafios. As experiencias mais intensas são as que geram  o maior crescimento.

            “Abrir a mente”. O líder deve estar constantemente antenado nas mudanças que ocorrem a todo instante. Não acompanhar as mudanças é parar no tempo, envelhecer precocemente.

            “Recrear o Espirito”. A vida deve ser vivida em abundância. Pergunte a si mesmo o quanto se diverte com o que faz.

            Inove sempre mas não subestime a capacidade alheia. Erra em grandiosidade aquele que pensa que tudo sabe. Torna-se ridículo, perante o grupo.

ÉTICA

            Ética são os princípios que orientam a conduta humana.

            Ao se pensar em ética deve-se ponderar 3 questões básicas: Devo? Quero? Posso? “Tudo me é permitido, porém nem tudo me convém”.

            Todos temos dilemas. Dilemas são questões onde temos no mínimo duas opções que nos são favoráveis. A questão é sempre qual das opções devemos escolher. Neste sentido a sinceridade com nos mesmos e com os outros é o fator decisivo. É onde entramos em contato com a ética. Nossos conceitos éticos amenizam o sofrimento nas decisões, mesmo quando erradas. São parâmetros que balizam o resultado e que acreditamos verdadeiramente. Decisões tomadas eticamente nos deixam em paz com nós mesmos.

             “Lembra-te que és mortal”. “A vida e muito curta para ser pequena”. Pense grande, seja ético, se divirta, acredite em algo, viva.

LEANDRO: http://lattes.cnpq.br/7988092128400075