Qual é a função do gesso na agricultura?
 
Qual é a função do gesso na agricultura?
 


Qual é a função do gesso na agricultura?

Esse pequeno texto pretende expor qual a razão primária para se utilizar gesso em solos agrícolas.

O gesso (CaSO4) tem como função primordial baixar a toxidez de um elemento muito presente em solos tropicais, o alumínio (Al3+). Após o agricultor receber o resultado da análise de solo da camada de 20 a 40 cm de profundidade do solo, caso seja detectada alta disponibilidade desse elemento, deve-se proceder realizando a gessagem, ou seja, a aplicação de gesso.

Para se ter idéia do que ocorre na aplicação do gesso, quando este reage com a água, o cálcio (Ca2+) separa-se do sulfato (SO42-). Este último, reage com o alumínio, neutralizando-o.

Com a toxidez de alumínio, as plantas não conseguem desenvolver amplamente o sistema radicular. Como conseqüência, pelo fato de terem raízes que exploram pouco o solo, as plantas estão altamente suscetíveis a sofrerem stress hídrico. Em outras palavras, elas sentem muito períodos de baixa disponibilidade de água. Nessa mesma linha de pensamento, elas também tem menos acesso a nutrientes. Como resultado, há baixa produtividade.

Solos que tem a toxidez por alumínio controlada por meio da gessagem apresentam plantas com sistema radicular profundo que, por seu turno, diminuem as chances das plantas sentirem stress de água. O gesso aplicado atua aumentando a disponibilidade de nutrientes na subsuperfície do solo, pois tanto o cálcio quanto o sulfato são nutrientes fundamentais para o crescimento e desenvolvimento das plantas.

Preparado a partir de:

GESSO condiciona solos agrícolas. Revista Campo & Negócios. São Paulo, v.65, p.16-18, julho, 2008.

 
Avalie este artigo:
(3 de 5)
11 voto(s)
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Luiz Felippe Salemi
Talvez você goste destes artigos também
Sobre este autor(a)
Formado no curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da ESALQ/USP. É mestre em Ecologia Aplicada (USP), estudando Hidrologia e Biogeoquímica de Microbacias Hidrográficas. Se interessa por assuntos relacionados ao uso, manejo, e conservação do solo e da água em ecossistemas agrícolas e naturais. Ema...
Membro desde abril de 2009
Facebook
Informativo Webartigos.com
Receba novidades do webartigos.com em seu
e-mail. Cadastre-se abaixo:
Nome:
E-mail: