Lembro-me quando tinha 18 anos e uma colega de trabalho me fez essa pergunta. Tudo o que eu tinha consciência era de que queria ser independente e ter liberdade. Era toda a certeza da minha vida.

Eu só sabia disso. Eu queria minha independência de família e laços religiosos, imposições da sociedade e das modas vigentes. Minha filosofia era - e ainda é - a liberdade de ser/existir, pensar, decidir por mim mesma. E acredito que cada um deva ter essa mesma liberdade e independência - embora, isso possa variar para cada um.

A questão é: você quer ser livre e independente? Qual o seu conceito de vida? O que você realmente quer além das bases materiais? Queremos o que queremos por nós mesmos, após profunda reflexão, ou queremos o que nos é imposto?

Todos temos o poder de pensar, refletir, escolher. E decidir. Mas para decidir, precisamos ter responsabilidade sobre nossos atos. e antes de agirmos, precisamos pensar, refletir, ponderar. Quando temos em mente essa dinâmica, notamos como a filosofia pode embasar nosso pensar - refletir - ponderar para depois agir - com um senso de responsabilidade autêntico e fortalecido, assumindo seus atos como partidos de você mesmo, não simplesmente reflexos de influências externas (família, religião, mídia, Estado, moda - embora eu não esteja levantando nenhum movimento contra família ou religião). E isso é muito difícil porque fomos e somos condicionados a agir segundo o que querem de nós, mas o que queremos de nós mesmos? Qual a sua filosofia de vida?

Lembrando Descartes: "penso, logo existo." E lembrando: Friedrich Nietzche: "existo, logo penso."