Resumo: Este trabalho tem o intuito de informar ao leitor vantagens e desvantagens do Ensino Fundamental nove anos principalmente no que diz respeito as crianças de 6 anos de idade.

Palavras- chave: Ensino Fundamental – criança – educação – MEC

De acordo com o Ministério da Educação - MEC o objetivo de ampliar o Ensino Fundamental para nove anos é principalmente, assegurar que todas as crianças tenham mais tempo no convívio escolar com isso maior oportunidade de aprender, e uma aprendizagem mais ampla.

Como vantagens destacam-se:

- Oferecer maiores oportunidade de aprendizagem no período de escolarização obrigatória;

- Assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino as crianças prossigam nos estudos alcançando assim mais nível de escolaridade;

- Aumento do número de crianças incluídas no Sistema de Educação beneficiando os setores populares;

- Escolarização mais construtiva;

- Contribui para mudanças na estrutura e na cultura escolar

- Concebe nova estrutura de organização dos conteúdos considerando o perfil dos alunos;

O MEC orienta que os projetos políticos pedagógicos contenham estratégias para que contribua com o desenvolvimento da criança ampliando a qualidade de seu tempo na escola.

Ao professor deve ser assegurado programas de formação continuada especificas para turma de 6 anos de idade.

Sugiro a leitura da Revista Eletrônica Conexão Professor, onde consta a entrevista com a Secretária de Educação Básica  do MEC,  Maria do Pilar que nos aponta que é necessário:

  • Melhorar as condições de equidade e qualidade da Educação Básica;
  • Estruturar um novo Ensino Fundamental no qual as crianças prossigam nos estudos alcançando maior nível de escolaridade;
  • Assegurar que ingressando mais cedo as crianças tenham maior tempo para aprendizagem da alfabetização e do letramento;
  • Proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades especificam dessa infância.
  • Proposta pedagógica, currículo, organização dos espaços físicos materiais didáticos e recursos financeiros.

Da forma que existem muitas vantagens temos alguns pontos de desvantagens também nesta ampliação do Ensino fundamental principalmente com as crianças de 6 anos que devem ser observados.

De acordo com a Psicopedagoga Nelba Pisacco ler e escrever mais cedo não garante mais vantagens, destacando que aos cinco, seis e sete anos as crianças estão passando por uma fase de transição entre o período pré-operatório e operatório concreto da forma de raciocínio, ou seja, nesta fase ela entende o mundo de forma diferente. Do ponto de vista de equiparação segundo pesquisas internacionais lendo aos cinco, seis ou sete anos chegam ao mesmo parâmetro de desenvolvimento mais tarde:

“É como a criança que aprende andar aos dez meses e outro depois de um ano de idade. Andar mais cedo não garante que essa criança será um atleta.”

Muitas vezes o trabalho de alfabetização é feito de forma inadequada, fazendo com que ela não sinta prazer no aprendizado.

Deve se respeitar o tempo de cada uma para o aprendizado.

Outro ponto é que a infância não pode ser abolida. Nesta idade entre 05 e 06 anos a crianças estão prontas a aprender, mas não estão prontas pra responsabilidades como prova por exemplo.

O importante conforme a Psicóloga Mylen Laidan é adaptar o ensino de uma forma não tão rigorosa, mas utilizando o lúdico, diminuindo o impacto de tanta responsabilidade e evitando que a criança seja sobrecarregada e desencadeie transtornos que podem levar até mesmo uma depressão.

Daniel Cara, Coordenador da Campanha Nacional pelo Direito a Educação diz que a criança de cinco e seis anos esta sendo pressionada a terminar o primeiro  ano do Ensino Fundamental já lendo e escrevendo e nessa idade o fundamental é estimular o contato com o mundo social, a capacidade de interagir e trabalhar valores:

“As crianças estão sendo cobradas cedo demais a ter contatos com conteúdos e habilidades que não desenvolveram ainda”.

O que podemos concluir é que a qualidade de ensino e desenvolvimento da aprendizagem está condicionada ao respeito às particularidades de cada criança onde devem ser observados no âmbito geral da educação, deixando que elas aprendam e busquem o aprendizado. 

 

Fonte de pesquisa :

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/educacao-entrevista-00.asp?EditeCodigoDaPagina=4012

http://www.diariodoscampos.com.br/cidades/crianca-mais-cedo-no-primeiro-ano-vantagens-e-desvantagens-14200/