Embora o regime democrático seja aceito globalmente, o problema mais sério e importante diz respeito ao tipo de democracia, a qualidade democrática nos países. E isto reside em 3 fatores: nos procedimentos, no conteúdo e no resultado.

Outro elemento fundamental da qualidade da democracia é o grau de envolvimento dos cidadãos na política. A atual democracia requer uma cidadania ativa, que se envolva na arena política por meio de discussões, protestos e plebiscitos.

Há um consenso de que sem o envolvimento popular no processo de construção democrática, ela se perde, mantendo simplesmente sua dimensão formal. A democracia não se limita ao ato eleitoral, é necessário também a eficiência, transparência e qualidade das instituições públicas, bem como uma cultura que aceite a oposição política, reconheça e defenda pelos direitos de todos.

Todavia, não há a possibilidade de uma democracia de qualidade plausível, havendo uma desigualdade social notória no país. A classe proletária e povos de baixa renda, geramente não se organizam para protestar e reivindicar seus direitos como cidadão.

Muitos fazem apenas para uma determinada comunidade, geralmente rural, apenas para conquistar benefícios pequenos, de de pouco valor e pedaços de terras.

Enquanto houver diferenças de classes sociais e desigualdade para todos, a democracia será sempre de péssima qualidade.