A limpeza de um terreno, por exemplo, é um processo trabalhoso e exige ter um equipamento adequado para processar resíduos de madeira e folhas secas.

Alguns empreiteiros não possuem tempo suficiente para a remoção do terreno, árvores, arbustos, folhas secas e vegetação rasteira para poder começar a obra. Neste caso a melhor opção é escolher um triturador de cana (bagaço) ou folhas para ajudar a melhorar a produtividade e facilitar o trabalho.

Existem hoje no mercado diversas opções de picadores disponíveis, que vai desde triturador de galhos de grande capacidade a trituradores tubulares ou horizontais de grande volume (ideal para o uso das prefeituras para retirada do excesso de poda das árvores, entre outros).

Mobilidade e produtividade são alguns fatores primordiais para a escolha deste equipamento que devem ser levados em conta (neste ângulo a primeiro influencia o outro). O tamanho da área a ser limpa e a quantidade resíduos também precisam ser considerados importantes.

Os picadores de galhos podem ser encontrados em modelos motorizados ou rebocáveis. Os dois possuem as mesmas vantagens: além de reduzir os custos de mão de obra, aumentam a eficiência no canteiro de modas.

Se a obra for realizada em terrenos de 2 hectares ou mais, um triturador tubular ou horizontal poderá ser uma ótima opção, pois tanto um como o outro trituram grandes volumes de resíduos mais rapidamente e com maior eficiência. Já se o terreno ou área a ser limpa possuir diversas pilhas de resíduos o triturador motorizado com esteira industrial é o mais indicado para a realização do trabalho.