Ensino a Distância - Curso Superior de Licenciatura em Geografia

Disciplina: Fundamentos de Geologia

Data: 21/03/2011

Aluno(a)Ernandes de Aquino Vasconcelos 

Professor:Danielle Gomes

Tutor: Luiz Guilherme Medeiros Pessoa 

Falar da importância dos recursos hídricos não seria tão difícil, visto que, todas as formas de organizações sociais dependem desses recursos para realizarem suas atividades. Todas as áreas urbanas, industriais, agrícolas ou de preservação fazem parte de alguma bacia hidrográfica.

O Brasil é um privilegiado em se tratando de recursos hídricos sendo que aqui se encontra uma das maiores  bacias  hidrográficas do mundo que é a do Amazonas. Essa imensa quantidade de água em nosso país é resultado do nosso clima tropical, onde as chuvas intensas e a expansão territórial do Brasil explica essa quantidade de água.

Com o crescimento da população mundial, desde o início do século XX, o consumo de água aumentou consideravelmente tanto para consumo quanto para a produção agrícula que também tende a aumentar de acordo com o crescimento populacional. Isso vem mostrar cada vez mais a necessidade de cuidar e preservar as bacias hidrográficas, principalmente as nossas.

Em algumas localidades do globo como nos continentes africano e asiático, a água começa a fazer falta, pois estudos mostram que sua escassez é cada vez mais real, devido à depredação do meio ambiente. 

Na agricultura contamina-se a água com fertilizantes químicos ou agrotóxicos, carregados pelas chuvas ou infiltrados no solo, poluem as águas subterrâneas.

Algumas indústrias contaminam a água por meio de despejo de desinfetantes, detergentes, solventes, metais pesados, resíduos radioativos e derivados de petróleo em rios e lagos. O lixo acumulado em locais impróprios produz o chorume, que contamina as águas subterrâneas. 

Precisamos urgentimente mudar a visão de que os recursos hídricos duram para sempre, pois sem nenhuma hipocrisia, é assim que muitos brasileiros veem a nossa situação sobre essa questão. Apesar de estarmos bem tranquilos no que se refere a água não podemos esquecer das nações que vivem sem esse recurso.É  dever de todos nós presevarmos um bem esencial a vida.