Certamente você sabe sobre a importância de se fazer um estoque de mercadorias em qualquer empresa, seja ela uma multinacional ou uma pequena empresa. O estoque é uma ótima ferramenta para expandir seu negócio e ganhar a confiança dos clientes. Aprenda a fazer um estoque eficaz e ganhe ainda mais dinheiro.

 Quando se trata de estoque é importante lembrar que você precisa analisar seu caixa. Quais são os produtos que mais vendem? Em que época do ano eles são vendidos? Eles variam de acordo com as estações? Um restaurante venderá diferentes pratos ao longo do ano, por isso o estoque deve levar em consideração as estações e o clima.

 Analise também o que pode ser estocado e o que é perecível. Alguns produtos têm a data de validade muito curta e é preciso ter um bom gerenciamento do estoque para não perder produtos. Saber a medida ideal do que comprar é importante para o bom funcionamento do negócio.

 Se você não tiver espaço suficiente na sua empresa para aumentar o estoque, considere contratar os serviços de um guarda tudo, empresa responsável por armazenar estoques, ou construir um espaço destinado ao estoque. Para tomar a melhor decisão, faça o cálculo dos gastos e veja o que é melhor para o seu caso. Para isso, consulte uma empresa de guarda tudo e veja o orçamento, lembrando que quando se contrata esse tipo de serviço, não é mais preciso se preocupar com segurança, pois a maioria delas possuem segurança 24 hs, o que faz com que sua mercadoria seja bem guardada.

 Faça o controle do seu estoque sempre que puder. Você pode fazer uma escala que se adeque a sua necessidade, pode ser mensalmente, quinzenalmente ou como preferir. O mais importante é que você mantenha esse hábito e confira também sempre os caixas.

 Encarregue um funcionário de confiança da empresa para gerenciar o estoque. Talvez você não consiga fazer tudo sozinho, por isso é importante preparar funcionários para lhe ajudar. Outra boa dica é comprar um software de gerenciamento de empresas, você pode fazer o gerenciamento do seu estoque com alguns cliques na tela do computador.

 Não importa as medidas que você tome, o mais importante é fazer um bom gerenciamento do estoque e garantir que seus clientes sejam sempre bem atendidos e recebam imediatamente o produto que desejam. Com isso, sua empresa ganha credibilidade no mercado e os clientes ficam satisfeitos.