Redes sociais, como Facebook, Orkut, Google+, e tantas outras, já fazem parte do cotidiano das maiores empresas do mundo. Isso ocorre porque a importância que essas redes assumiram passou a ser enorme, com o crescimento da própria internet. Hoje, não se fazem apenas anúncios formais, em TV, jornais, revistas ou sites. Há outras maneiras de expandir os negócios e fortalecer a marca. É o chamado marketing digital. E as redes sociais, claro, têm grande importância nesse processo.

Em pesquisas recentes, verificou-se que as empresas que mais investem em marketing digital são exatamente as que mais crescem, ajudando também a aumentar o faturamento.

Junto a esse crescimento do marketing digital, relacionado ao uso de redes sociais em benefício das marcas, houve a expansão de uma nova especialidade: a do analista de redes sociais. Esse profissional domina todas as estratégias para posicionar bem a marca da empresa na internet, atraindo-o para fazer parte do grupo de consumidores do produto ou serviço oferecido pela empresa na qual trabalha.

Aí se percebe a importância dessas redes. Em um curso de redes sociais se ensina, dentre muitas outras questões, que uma empresa que domina o uso inteligente de uma rede social, fazendo marketing estratégico, estabelecendo diálogo com o cliente, é capaz de fortalecer o trabalho da própria equipe de colaboradores – que se sentirão fazendo parte de um time, onde todos desejam contribuir para impulsionar a marca –, além de limitar a circulação de boatos, pois o analista será responsável por estudar tudo o que sai a respeito da empresa nos meios virtuais, contornando estrategicamente possíveis estragos à imagem da empresa.

Dessa forma se constrói um conhecimento em rede, formando um grande banco de dados coletivo da marca, onde cada colaborador poderá acrescentar novos dados, facilitando o trabalho de coordenação das redes sociais e, consequentemente, valorizando a empresa no mercado.

Dessa forma, todos podem se beneficiar do uso de redes sociais, desde grandes até os pequenos empreendedores, pois serão capazes de divulgar sua marca gastando pouco dinheiro, com criatividade, podendo conquistar espaço no competitivo mundo dos negócios.