RESUMO

O processo educacional tem avançado no que diz respeito ao modo de ensinar, hoje já se faz presente em quase todas as escolas computadores, data show, quadros magnéticos com sistema 3D e outros, contudo ainda faltam profissionais preparados para lidar com o processo de inclusão tão amplamente divulgado. O conhecimento de áreas como a psicologia, a neurociência e a neuropsicopedagogia ainda são desconhecidas pela grande maioria dos profissionais de educação, muitos dos quais as identificam como áreas específicas da medicina; entender os problemas que dificultam o processo de aprendizagem ajuda no processo de inclusão, é tomando consciência de que apenas a graduação não possibilita aos educadores lidar com as dificuldades de aprendizado, mas que o trabalho conjunto de professores, psicólogos, pedagogos e neurocientistas pode facilitar a identificação destes problemas, inserção da família no processo de ensino aprendizagem também possibilita ao educando um envolvimento maior com o aprendizado. A busca de novos conhecimentos deve ser uma preocupação dos profissionais de educação já que o mercado de trabalho exige cada vez mais do educador que deve estar sempre atualizado e pronto para novos desafios.

Palavra chave: Educação inclusiva, aprendizagem, neuropsicopedagogia.

INTRODUÇÃO

A neurociência é uma das áreas do conhecimento biológico que utiliza os achados de subáreas que a compõe, por exemplo, a neurofisiologia, a neurofarmacologia, o eixo psiconeuro-endoimuno, a psicologia evolucionária, o neuroimageamento, a fim de esclarecer como funciona o sistema nervoso (BARTOSZECK, apud. Purpura, 1992, Purveset al., 1997; Kandel et al., Lent, 2001)
A Neurociência tem ganhado espaço dentro de áreas como saúde e educação, embora pouco se escute sobre está área de estudo ela muito tem ajudado no processo de aprendizagem, entender como o cérebro recebe, codifica e
retém informações ou como o processo de lembrança acontece é uma das áreas de investigação da neurociência.
Todo educador sente-se gratificado quando seus alunos conseguem assimilar o que lhes é transmitido, eis talvez o motivo pelo qual os educadores buscam se especializar nesta área visando meios através dos quais as informações possam ser entendidas de maneira mais rápidapelos educandos, segundo Bartoszeck.
A neurociência oferece um grande potencial para nortear a pesquisa educacional efutura aplicação em sala de aula. Pouco se publicou para análise retrospectiva. Contudo, faz-se necessário construir pontes entre a neurociência e a prática educacional (BARTOSZECK, 2013)
É claro que o processo de ensino aprendizagem depende de diversos aspectos o familiar é um deles, a família tem a facilidade e a liberdade de envolver-se no processo atuando como facilitador entre educador e educando. Essa possibilidade é possível a partir do momento que a família e o educador passam a interagir tendo como foco principal o aprendizado do educando.
Dentro deste contexto se faz necessária à interligação de ciências como a Pedagogia que estuda o processo formativo dos seres humanos, a Psicologia que estuda o comportamento e os processos mentais além da Neurociência que vem estudar o sistema nervoso seu desenvolvimento, funcionamento, evolução e a relação entre o comportamento e a mente, além de suas alterações.
Ainda são grandes as preocupações com os chamados distúrbios, transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem, essas denominações ainda causam discussões entre alguns autores no que diz respeito à definição; contudo as dificuldades que algumas pessoas têm em assimilar informações são reais.
As junções das ciências direcionadas ao estudo do aprendizado necessitam ser mais aprofundadas e discutidas no meio educacional, pois a contribuição que estas podem dar possibilitará significativa transformação na vida dos educandos.