É fácil encontrar cerveja e chopp em Curitiba de qualidade. Essas famosas bebidas estão disponíveis em vários estabelecimentos e sempre agradam quem busca algo saboroso e refrescante para tomar.

Embora a cerveja e o chopp sejam queridinhos de muitos, poucos sabem quais são as principais diferenças entre as bebidas. Não é para menos: ambas possuem tonalidade amarela e espuma branca, causando confusões. 

No entanto, existe uma diferença essencial entre a cerveja e o chopp, a etapa da pasteurização. Apenas a cerveja passa por esse processo, que ocorre durante a fabricação da bebida. 

A pasteurização é um procedimento feito para aumentar a durabilidade da bebida. Isso acontece ao elevar sua temperatura a um intervalo de 62 a 70ºC, resfriando o líquido em seguida. 

Esse processo faz com que a cerveja tenha durabilidade de aproximadamente seis meses na garrafa ou lata. Já o chopp, que não passa pela pasteurização, possui validade de, no máximo, dez dias na embalagem. 

Outras diferenças entre a cerveja e o chopp são produtos da pasteurização. Uma delas é o sabor. A cerveja perde malte e lúpulo ao ser pasteurizada, resultando no enfraquecimento do sabor da bebida. Já no chopp, o sabor de malte é intenso.

 Na etapa da pasteurização, a cerveja perde consistência e frescor, características que são mantidas no chopp e realçadas pelo processo de ‘tirar’ a bebida para servi-la. 

Para ‘tirar’ o chopp é necessário usar equipamentos especiais, como a chopeira a nitrogênio ou CO2. O gás é incorporado à bebida, deixando-a ainda mais cremosa e refrescante. 

O chopp ainda se diferencia da cerveja em outros detalhes do processo de produção. Ele não contém conservantes, estabilizantes e antioxidantes, que estão presentes na cerveja. 

Há ainda diferenças de embalagem: o chopp é armazenado em barris, enquanto a cerveja em latas ou garrafas, o que garante maior facilidade de transporte da bebida. 

Independente das diferenças entre ambas, a cerveja e o chopp são bebidas perfeitas para curtir um happy hour junto aos colegas de trabalho, inclusive para serem servidas em festas, sobretudo as informais, e reuniões de amigos. É só escolher a que mais gosta e saborear!