A- Qual a definição de marketing segundo Kotler ? 

  Kotler defini o Marketing como um processo social e gerencial pelo qual indivíduos ou grupos (de indivíduos ou empresas) obtêm o que necessitam e desejam por meio da criação (por algum deles), oferta (ao mercado) e troca de produtos (ou serviços) de valor com outros (usando alguma moeda aceita pelos dois). O Marketing é o processo todo, que se inicia com a identificação da necessidade ou desejo, passando pela criação e desenvolvimento do produto, e principalmente pelo processo atribuição de valor (preço) ao produto, sua estratégia de distribuição e finalmente sua divulgação por intermédio de promoção e propaganda.

 B - O que é planejamento de marketing, qual a sua importância e objetivos?  

Para poder desenvolver um planejamento de Marketing, em primeiro lugar deve ser listar os objetivos, para poder tomar ações necessárias, adaptando-se a mudanças e identificando tendências, o planejamento pode ser feito para a marca, para um produto ou serviço, ou para as linhas de produtos, linhas gerais, ao realizar um plano de marketing, primeiro deve-se fazer um planejamento iniciado por uma análise de mercado, levantando dados como a realidade da sua empresa, dos seus produtos, dos mercados e da sua concorrência, ao tabular todas essas informações, já será possível identificar as ameaças e as oportunidades, potenciais ou reais, que vão determinar toda a execução das estratégias, o segundo passo é a formulação das estratégias, que terão como objetivo aproveitar as oportunidades e contornar as ameaças. O levantamento detalhado das informações necessárias para viabilizar e implementar cada atividade planejada deve ser cuidadoso e minucioso na fase de planejamento, pois eles irão compor o custo total de cada ação.

O objetivo do planejamento de Marketing, não necessariamente  garantia o sucesso de uma empresa, mas ele diminui as chances de errar, pois o mercado não nós permiti cometer determinados deslize.  Com isso ira facilitar a compreensão e implementação de ações adequadas ao mercado de atuação, captação de clientes, aumento de vendas e de lucratividade do seu negócio. Além disso, o planejamento permite  analisar o mercado, e identificar tendências para se adaptar às constantes mudanças.

Exemplo:

CASO

DUDALINA 
Segundo o site Noticenter (2007), a maior camisaria da América Latina que este ano completa 50 anos, a Dudalina, prevê um faturamento de R$ 1000 milhões para 2007. E se transforma numa grande gestora de marcas. Em entrevista ao mesmo site, a presidente da Dudalina, Sônia Regina Hess de Souza diz “A empresa já investe para fortalecer suas marcas no varejo com a abertura de mais de 100 lojas até 2012” e acrescenta “O crescimento previsto é de 20% ao ano” A produção deste ano deve ultrapassar 2,6 milhões de unidades. Por trás desse desempenho e o planejamento de crescimento da empresa estão ações de marketing diversificadas que abrange várias mídias. Sonia ainda destaca, “As marcas da Dudalina podem ser vistas também nas grandes redes de TV [...] design, embalagem e um jeito exclusivo de expor os produtos complementam as ações mercadológicas”. 

CASO

 TOYOTA 
Um dos casos mais longo de planejamento estratégico de Marketing foi o da Toyota, segundo a revista Exame em reportagem feita por Correa (2007), uma revolução silenciosa que levou 50 anos para atingir seu objetivo. A montadora japonesa viveu sua pior crise no período pós Segunda Guerra. A beira da falência, o presidente da empresa, Eiji Toyoda (primo do fundador), pediu ao engenheiro Taiichi Ohno, que reinventasse o processo produtivo da montadora. Ohno resolveu o problema passando um pente fino em cada etapa do processo de fabricação de automóveis, reduzindo desperdícios e eliminando estoques altos, comum nas outras montadoras. Assim nascia o chamado Sistema Toyota de Produção. Durante cinco décadas, a Toyota dedicou-se a aprimorar seu método, tornando a produção enxuta e eficiente, método que depois foi copiado pelas principais montadoras do mundo. Como dito anteriormente, esse processo demorou 50 anos para atingir seu objetivo. Pois no final de abril desse ano a montadora japonesa assumiu o posto de maior fabricante de carros do planeta, desbancando os 73 anos de liderança da americana General Motors. A Toyota chega nesse posto pensando no futuro. O planejamento é a palavra chave na companhia. O departamento de pesquisa e desenvolvimento já está avaliando como serão os carros da montadora em 2030, e as pesquisas são para criar automóveis que os clientes queiram (ou precisem) comprar.