Os concurseiros antigos já sabem o quanto gastam para estudar para diversos concursos públicos, mas quem se iniciou nos estudos há pouco tempo tem diversas dúvidas sobre o quanto é normal e necessário gastar para estudar.

Será que é muito? Será que é pouco? Será que precisa de tudo isso? Vamos solucionar quais as dúvidas sobre as despesas de estudo para um concurso. As mais frequentes são:

1 – Quanto terei que gastar para passar em um concurso?

Depende. Isso mesmo, depende do cargo que irá prestar e do tipo de estudo que irá realizar. Há opções de estudos através de livros, cursos (que inclui taxas de inscrições e locomoção), vídeo aulas, etc.

Há casos em que uma pessoa chega a gastar uma média de R$ 10.000,00 para conseguir a tão sonhada vaga. Isso com investimentos em cursos, livros e deslocamento. Mas há casos de pessoas que passam em concursos com uma apostila e um CD vendido pela internet que custa menos do que R$ 50,00.

Por que a diferença é tão grande? Porque para cargos importantes que exigem nível superior, principalmente na área de Direito, exigem maior dedicação e investimento, enquanto que cargos que exigem somente um Nível Fundamental ou Médio já não possuem materiais tão caros.

2 – Mas vale a pena investir muito dinheiro em material de estudo para concursos?

Existe aquele velho ditado que diz que “conhecimento nunca é demais”, então gastar para prestar um concurso estudando, comprando livros e fazendo cursos não parece ser nenhum desperdício de dinheiro.

Olhando de outra forma, basta parar para analisar o quanto estará investindo e o quanto ganhará ao longo dos anos (já que não será mandado embora) depois de ser contratado em uma empresa pública. Acho que a soma motivou a compra de material de estudo, não é?

3 – E se eu não tiver dinheiro para despesas de estudo para concursos?

Existem duas opções: ou ela arranja algum serviço extra para conseguir um dinheiro a mais para pagar seu material de estudo, ou dedica um tempo maior procurando materiais gratuitos na internet, em bibliotecas, sebos, etc.

Lógico que a melhor alternativa deve ser escolhida de acordo com cada caso, pois é preciso avaliar os prós e contras de cada um.

E mais: se você não tiver muito dinheiro para investir, foque em concursos em sua cidade ou na região, evitando ter que se deslocar para lugares muito longe, onde o gasto será maior.

Depois de conhecer um pouco mais sobre quais são as despesas de estudo para um concurso cabe a você, concurseiro, analisar se irá comprar materiais, e se serão muitos, poucos ou nenhum. As dicas estão acima, mas somente cada um poderá avaliar a viabilidade de acordo com seus objetivos.

Como cada pessoa tem uma situação diferente, saber se vale a pena investir este dinheiro em material de estudo deve ser uma decisão própria e ponderada (não vá fazer empréstimos para estudar nem aprontar alguma besteira). No fim, sempre se dá um jeito.