O conhecimento muda a mentalidade de qualquer pessoa, esse é um fato evidente. Se você escolheu o curso de Direito como opção para ter uma carreira na vida, imaginando que, ao final, teria condições de exercer a Justiça com todas as suas letras, se idealizou a formação como advogado como um sonho, ao chegar ao final de seu curso, certamente, terá todas as ideias transformadas.

Esse fato, basicamente, é devido à sua própria transformação durante o curso. Você está ampliando os seus horizontes e definindo melhor sua personalidade, adquirindo novos conhecimentos e verificando que não eram apenas as ideias transformadoras do mundo que o embalavam.

Não basta apenas uma graduação em Direito e a aprovação no exame da OAB para definir você como um bom advogado, esses são apenas os requisitos básicos para o exercício da profissão.

A maior verdade que você descobre ao se tornar advogado é que se trata de uma profissão da maior responsabilidade, pois é você, como advogado, quem está representando os interesses de uma pessoa, a qual está apostando em você todas as fichas, que está confiando em você – muitas vezes – a própria vida e a liberdade.

Tornar-se advogado, antes de ser uma vocação, é essa responsabilidade acima de qualquer outra. Não é um trabalho comum, em que você pode cumprir com suas responsabilidades apenas no horário comercial, esquecer o trabalho e só pensar nele no dia seguinte, quando o retomar.

A função de advogado deve ser exercida 24 horas por dia, 7 dias por semana, todos os dias do ano. É preciso que o profissional que tenha escolhido essa função tenha dedicação constante, assumindo as dores do seu cliente e tornando-as suas, refletindo sobre a melhor maneira de encontrar uma solução e entendendo que aquele cliente não é apenas um cliente, mas sim uma extensão de suas verdades e de suas vontades.

Em qualquer área do Direito, o advogado é muito mais que o representante dos interesses do seu cliente. Ele se torna também o seu maior e melhor amigo, o seu confidente, conselheiro, psicólogo, orientador, criando laços que se tornam indissolúveis quando existe a reciprocidade de pensamentos.

As ideias mudam quando você se forma no curso de Direito: você, para ser advogado, deve ter consciência de sua capacidade de transformar o mundo que o rodeia, entender que o seu trabalho é que irá definir o futuro do seu cliente, saber que precisa ser o melhor para orientar, para resolver problemas e para defender alguém que entregou sua própria vida e destino em suas mãos.

No site Jurídico Correspondentes você encontra sempre textos atualizados sobre a área jurídica, acesse e confira.