Então você está assistindo aquele programa de TV e vê aquela atriz com um cabelo maravilhoso, com aquela tonalidade tão bonita e imediatamente você pensa em mudar a cor do seu cabelo.

Mas antes de sair correndo ao salão saiba quais cores de cabelo mais combina com você.

Sim é muito importante saber qual a cor correta para seus cabelos e são muitos fatores que influenciam.

Entenda primeiro para não cair no erro de ficar “apagada”, com a cara “envelhecida” ou até mesmo “estranha”.

Tom da pele

A partir do tom da sua pele você vai poder saber quais cores deve evitar para os cabelos.

Se você tem a pele amarela, típico das orientais ou pele branca, você precisa evitar os tons acinzentados, pois vai te envelhecer, deixar sua aparência apagada e sem brilho.

Se você tem a pele negra, então procure evitar os tons loiros, por serem muito contrastantes.

A regra vale também para quem tem a pele bem clarinha, para essas mulheres, evitem as tonalidades muito escuras, como preto.

As tonalidades

Os Loiros

Essa tonalidade é ideal para as mulheres com cabelos castanhos de pele branca, com as bochechas rosadas e os olhos claros.

Para as mulheres que tem olho azul, a tonalidade que mais combina é o loiro-bege, porém a cor loiro-dourado é ideal para as mulheres com a pele bronzeada e olhos verde.

 As mulheres morenas com os olhos escuros precisam ter certa cautela para escolher a cor ideal e não errar.

Procure optar pelos tons loiro-escuro e evite as tonalidades muito claras dos loiros, e cuidado para não resultar em um look falso.

Os Pretos

Para deixar a aparência dos cabelos mais saudável, as mulatas e as negras podem escolher pela cor preta com as nuances em azul ou até mesmo violeta.

Porém esta cor deve ser evitada pelas mulheres com a pele muito branquinha, além de não ficar natural, ainda envelhece. Esta cor precisa ser escolhida com precaução, pois só dá certo para algumas mulheres.

Os Ruivos

Os tons ruivos combinam com as mulheres de pele clara e também para as orientais, o ideal é escolher nuances desde o vermelho clarinho até o mais intenso e evitar os tons alaranjados.

As morenas e negras podem escolher as nuances mais próximas ao acaju e essa tonalidade vai realçar os cabelos.

Cuidados na hora de tingir os cabelos

As mulheres costumam mudar a cor do cabelo, seja para mudar o visual, para rejuvenescer e estar na moda ou até mesmo para esconder aqueles fiozinhos brancos.

Porém existe uma diversidade em cores e produtos para a coloração dos fios, que acaba dificultando um pouco a melhor escolha a fazer. 

O ideal é escolher a cor de acordo com seu tom de pele e a cor dos seus olhos e não se esqueça que a cor natural do seu cabelo vai influenciar no resultado final, por isso é importante verificar antes a tabela de cor, que geralmente está na embalagem do produto. 

Os cabelos naturais podem ser classificados em quatro cores distintas, pretos, castanhos, ruivos e loiros e podem ser tingidos por praticamente todas as cores.

Porém nem sempre o tom fica exatamente igual ao escolhido.

Os tipos de processo de descoloração

Leia aqui como descolorir o cabelo em casa - Passo-a-passo

Basicamente existem três tipos de produtos para tingir os cabelos, os tonalizantes, as tinturas permanentes e as tinturas semi-permanentes.

Os tonalizantes são produtos que vão agir somente na fibra capilar e conforme os cabelos são lavados, a cor vai desbotando gradativamente.

Geralmente são indicados para os cabelos com alguma química por não transpassarem nos fios, além de ajudar a dar brilho aos fios e de esconder os cabelos brancos.

A tintura permanente tem como base a amônia e oferece longa duração.

Na aplicação esta tintura é misturada com a água oxigenada com o objetivo de abrir a cutícula dos fios para penetrar no córtex.

Já a tintura semi-permanente tem ação mais branda, a agressão aos fios é muito menor, porém desbota com mais facilidade porque sua ação não atinge o córtex.

As tinturas semi-permanentes realçam a cor natural dos seus cabelos, são ideais para os reflexos e disfarçam os cabelos brancos.

Agora que você já analisou essas dicas ficará mais fácil escolher a cor que mais combina com você para valorizar sua beleza natural

Se ainda está com receio, comece escolhendo uma tonalidade próxima a sua cor natural e vá mudando gradativamente.

Procure um profissional de confiança e não se esqueça que para ter sempre os cabelos bonitos e saudáveis você precisa fazer a manutenção, com hidratação adequada e o retoque das raízes a cada três meses.

Cabelos lindos e perfeitos todos os dias exigem cuidados e atenção. aprenda mais no Tutorial do Cabelo: http://tutorialdocabelo.com.br/