Quais as vantagens do Ciberespaço para a comunicação em relação aos espaços convencionais como Jornal, Revista e Rádio

De acordo com Werthein, a expressão sociedade da informação surge para substituir o conceito de sociedade pós-industrial, marcando a sociedade que vem se constituindo nos últimos anos. Esse conceito de sociedade ocorre em virtude da mudança no comportamento humano com a inserção das novas tecnologias, que tem ao seu alcance a possibilidade de executar com rapidez e eficiência processos e atividades.

A sociedade da informação frequenta o ciberespaço, é o local em que vai ao encontro de informações, pessoas, produtos, serviços, entretenimento entre outros. A seguir o conceito de Ciberespaço de Levy(2009).

[...] o espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. Essa definição inclui o conjunto dos sistemas de comunicação eletrônicos (aí incluídos os conjuntos de redes hertzianas e telefônicas clássicas), na medida em que transmitem informações. Consiste de uma realidade multidirecional, artificial ou virtual incorporada a uma rede global, sustentada por computadores que funcionam como meios de geração de acesso.

No ciberespaço é possível os indivíduos terem o acesso a um saber portátil. Em pequenos e leves dispositivos é possível levar bem mais que uma grande enciclopédia, grande volume de revistas, uma televisão, rádio, músicas, informação, uma loja departamentos inteira, familiares, amigos ou mesmo um monitor cardíaco entre tantas alternativas.

Pierre Lévy destaca como veneno e remédio da cibercultura, as consequências de uma inteligência coletiva que está sendo construída com a adesão as tecnologias.

Em relação aos dispositivos comunicacionais eles vão se dividir em três formas de relação, um-um, um-todos, todos-todos. A Tv, o rádio e o Jornal, enquadram-se na relação um-todos, o emissor envia mensagem para uma grande quantidade de receptores passivos. Essa estrutura ainda é predominante, porém, quando as informações abordadas nessas mídias é reconfigurada adaptando-se ao ciberespaço, já se pode observar em sua grande maioria espaços para fóruns de opiniões. A notícia ou conteúdo ainda é produzido dentro do conceito um-todos, mas, lentamente abrem-se espaços de discussão, mesmo sem que exista interferência no conteúdo produzido.

Essa é uma relação entre mundo virtual e informação de fluxo, defendida por Lévy, em que o primeiro dispõe as informações em espaço contínuo, e depende da busca feita pelo explorador e a segunda trata-se de dados em estágio contínuo de modificação.

Dessa forma a notícia pode se caracterizar um elemento a ser buscado no mundo virtual, e o fórum que está atrelado a ela é a informação de fluxo, sendo constantemente modificada por aqueles que manifestam suas opiniões.  Sendo essa uma das grandes vantagens da comunicação no ciberespaço à relação não se resume ao um-todos ela passa a se manifestar também na relação todos-todos.

REFERÊNCIAS

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009.

LEVY, Pierre. O Que é o Virtual.  São Paulo: Editora 34, 1996.

Comentários sobre o assunto:

Como você visualiza o futuro da comunicação, diante do avanço acelerado da tecnologia. 

Imagino que a comunicação vai andar cada vez mais integrada, o diálogo será acentuado e a relação emissor-receptor deverá ser enfraquecida. As grandes mídias vão se adaptar ao novo cenário, e terá que se aproximar dos diálogos pautados.

Com mapas de fluxos de interesses e informação de consumidores, a publicidade terá que ter mais domínio da psicologia em busca de alcance, objetivando localizar o público certo no lugar certo. A liberdade que as novas tecnologias possibilitaram, tornará mais difícil a atuação de informação de acordo com o método depositário, descrito por Paulo Freire.

Os grandes meios de comunicação de massa já não terão a soberania, o público estará dividido, explorando em locais de interesse diferentes. A comunicação ficará cada vez mais cara, já que os públicos estarão pulverizados, em meio ao ciberespaço e as mídias tradicionais, cada mídia pede uma informação adequada ao dispositivo, cada veículo tem seu custo, entre outros elementos de oneração.