Quando é que se deve preocupar?

O crescimento do cabelo é um processo cíclico com um período de crescimento que dura entre 2 a 5 anos, uma fase de repouso e de queda que dura cerca de 3 meses. Em média perde-se cerca de 30 cabelos por dia, mas a queda duplica no Outono e na Primavera, a chamada queda sazonal. No entanto a impressão de queda de cabelo é muito mais significante quando se lava o cabelo todos os dias. Não é somente importante avaliar a quantidade de cabelo que cai mas também avaliar a densidade capilar, o volume e o comprimento máximo do cabelo. As mulheres notam mais a queda de cabelo que os homens porque ao perderem volume, facilmente o detectam ao fazer por exemplo um rabo de cavalo.

A queda de cabelo é muitas vezes associada aos homens, mas a perda de cabelo também pode ser um problema feminino (alopécia) que é geralmente encarada como uma grande catástrofe, um traumatismo psicológico praticamente intolerável.

Queda de cabelo previsível

Nalgumas mulheres, a queda de cabelo é previsível. Este fenómeno hereditário (alopécia andrógena), atinge cerca de 3% destas mulheres na segunda década de vida. Dos 40 aos 50 anos cerca de 20% é confrontado com a queda de cabelo hereditária e após os 60 anos uma em cada 4 irá sofrer de falta de cabelo.

Causas da perda de cabelo

As causas para a queda de cabelo podem ser variadas, desde uma alteração hormonal podem ser as mais frequentes. Muitas vezes associadas a gravidez, partos ou menopausa. Uma anestesia geral, um choque operatório ou uma hemorragia, uma febre forte e prolongada, um choque psico-afectivo, um desregulamento da tiróide podem também estar associados à queda de cabelo. Infelizmente um grande mal dos nossos tempos, o stress, pode ser um responsável pela queda de cabelo.

Como prevenir a queda de cabelo

Não é possível prevenir a queda de cabelo mas é possível minimizar essa queda seguindo algumas recomendações de especialistas tais como não abusar de duches quentes, chapéus, bonés, capacetes, elásticos apertados. Pequenos actos com pouco impacto mas que a longo termo podem ter significado.

Soluções para a falta de cabelo

Para as situações definitivas de perda de cabelo, onde este não voltará a crescer, existe uma solução eficaz e comprovada, o transplante capilar. Este processo consiste na re-localização de folículos de uma área dadora, correspondente à área da nuca e laterais da cabeça, para a área a receber o transplante. Assim o cabelo volta a crescer em áreas onde já tinha desaparecido. Um transplante capilar não se engrossa nem cria novos cabelos, somente muda folículos sãos e fortes de localização na cabeça. Os folículos transplantados retêm a resistência genética à calvície. São vitalícios e visto serem cabelos do próprio paciente,  não existe risco de rejeição. O ritmo de crescimento do cabelo irá manter-se inalterado.