Quais as maiores dificuldades que o rh de uma empresa encontra em contratar pessoas?
 
Quais as maiores dificuldades que o rh de uma empresa encontra em contratar pessoas?
 


Quando pergunto aos meus alunos qual a maior dificuldade em contratar pessoas, alguns respondem que é saber se a pessoa tem força de vontade e é honesta, outros reclamam da falta de mão-de-obra qualificada no mercado. A Gestão de Pessoas sempre será peça fundamental nos dias de hoje dentro das empresas. Gerentes, supervisores, encarregados em conjunto com o RH da Empresa buscam nos dias de hoje incessantemente um “caminho” para entender e acertar na contratação de pessoas.

 

Atualmente até concordo que haja um menor número de profissionais no mercado qualificado, mas não a ponto de escassez. O grande problema é que tudo mudou no mundo em que vivemos e as pessoas utilizam as mesmas técnicas para continuar contratando pessoas!! E sempre digo técnicas de 2010 se estamos em 2012, que dirá processos arcaicos do ano 2000.

 

O mercado mudou, antigamente tínhamos mais pessoas para menos vagas, hoje existem muitas vaga para menos pessoas “competentes”. O funcionário troca de emprego as vezes nem pelo salário e quando é troca por R$ 10,00. Nesse momento pensamos, onde errei? A resposta é com certeza, você está recrutando, selecionando e gerenciando pessoas da mesma forma de dois anos atrás.

 

Hoje um ano atrás muda muito, vejam quantas atualizações de IPHONE tivemos? Para isso temos pessoas também que saberão utilizar novas tecnologias, então como vamos recrutar e selecionar sem nenhuma mudança de visão?

 

O mais impressionante é que achamos que se mudou, foi muito pouco, e nos enganamos, mudou muito, mudou tudo, os anúncios mudaram, os locais para colocar anúncios também, as perguntas das entrevistas e por ai vai....

 

O que vejo é que ainda existe uma resistência bem grande em alguns empresários em investir na gestão de pessoas, acham ainda que é algo bem fácil e simples e que o mercado é que não tem as pessoas qualificadas. Digo com segurança Não é. E por isso depois de muitas pessoas me procurarem escrevi vários manuais de gerenciamento de pessoas e dentre esses um específico de recrutamento e seleção atualizado 2012, onde ensino passo-a-passo como chegar ao funcionário ideal.

 

O que muitos não entendem é de negociação, tudo funciona com emprego e salário. Vejo empresas quando pretendem contratar alguém, oferecendo salario muito abaixo do nível do profissional e exigindo muito acima do que um profissional para o cargo deveria ter. Entendo que você não queira investir logo um valor alto, até porque não sabe se aquela pessoa vai dar certo, mas quando faz isso, os melhores buscam por outras empresas onde também seus anúncios veiculam com salários melhores e benefícios. Se você insistir poderá conseguir  mas não viram os melhores!! E depois precisa gerenciar, treinar, desenvolver... Se falha em algum desses pontos, a engrenagem não funcionará.

Vejo empresas coerentes receberem centenas de currículos sem anunciar. Ainda tem as empresas que inventam exigências incoerentes com a realidade, onde é impossível uma pessoa possuir todas as qualificações exigidas. Muitos profissionais de RH agem de maneira incoerente até por que precisam de ajuda para aprender a fazer, no manual de recrutamento e seleção que desenvolvi tem várias fichas já prontas para você somente preencher antes de anunciar a vaga, uma delas é o PERFIL da pessoa.

 

Com um manual você com certeza terá os resultados que pretende!!

 

$UCE$$O

 

Jacqueline Miranda

 

P.S- MANUAIS DE GESTÃO DE PESSOAS – Descubra Como Fazer a Sua Equipe Dar Certo!!

 

 
Avalie este artigo:
 
Revisado por Editor do Webartigos.com


Leia outros artigos de Jacqueline Miranda
Talvez você goste destes artigos também