A tapioca é uma comida muito apreciada pelos brasileiros, principalmente pelos nortistas e nordestinos. No entanto, sua fama se espalhou pelo Brasil e, hoje, a tapioca já faz parte do cardápio de cariocas, paulistas, mineiros, e até de estrangeiros que, de tanto ouvirem falar, fazem questão de provar.

Tipicamente brasileira, a tapioca, feita com a fécula extraída da mandioca, é de origem indígena tupi-guarani. O consumo da mandioca era muito difundido entre os índios, sendo a base da alimentação do Brasil até a chegada dos portugueses. Quando os portugueses descobriram a tapioca, perceberam que ela poderia ser um bom substituto para o pão. Com a sua popularização, a tapioca passou também a fazer parte da base da alimentação dos escravos no Brasil.

Hoje, a tapioca é um dos símbolos da culinária brasileira e, principalmente, do nordeste. Sua importância é tão grande que a tapioca recebeu do Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda, o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade, em 2006. No Nordeste, a cidade de Olinda, em Pernambuco, é o local onde a tapioca é feita de modo mais tradicional em todo o país, já que em outros estados a tapioca sofreu algumas alterações quanto ao seu formato original (em alguns estados ela possui formato redondo).

O pudim de tapioca é uma das muitas receitas que podem ser feitas com a tapioca. A receita é muito simples de preparar, por isso pode ser servida em forma de sobremesa ou de lanche. Há várias receitas de pudim de tapioca, inclusive diet. A receita também pode ser feita no micro-ondas.

Além de ser rápida de fazer, a tapioca é muito gostosa, sendo que a tapioca tradicional leva farinha para tapioca, água e sal. Dependendo do gosto de cada um, ela pode ser comida sozinha com margarina ou manteiga e/ou coco fresco ralado e/ou queijo, ou então recheada. Aliás, o recheio dá um toque especial à tapioca e varia de acordo com cada região e conforme o gosto pessoal de cada um. Há, por exemplo, gente que aprecia comer tapioca com recheio de goiabada com queijo, banana, chocolate, morango, leite condensado, entre muitas outras combinações.

E por causa da fama da tapioca, muitos chefs de cozinha criaram novas versões para agradar ao paladar de clientes mais exigentes, dando assim, uma cara nova à versão tradicional da tapioca. Em uma das receitas, a goma de tapioca é banhada com molho Sohyu, produzindo uma sobremesa de cor escura que tem aparência de caviar, sendo, por isso, chamada de "caviar de tapioca".

A tapioca pode ser comida a qualquer hora do dia, como por exemplo, no café da manhã ou no lanche da tarde. Nutritiva e saborosa, uma dica é passar a manteiga na tapioca ainda quente e adicionar duas colheres de sopa de coco fresco ralado. Com certeza, você não vai se arrepender depois de experimentar a tapioca desta forma.