Quem frequenta festivais e shows com frequência já deve ter percebido que as empresas estão inovando bastante na hora de oferecer seus produtos. Agora além do patrocínio e de produtos sendo vendidos antes, durante e após os eventos, muitas marcas tem apostado no uso de objetos infláveis para divulgar seu produto. Não entendeu? É só olhar um grande show, por exemplo. Já viu aquelas bolas gigantes que jogam na platéia durante um show e que as pessoas ficam jogando de um lado para o outro? Então, aquele é um dos tipos mais comuns para este tipo de abordagem. Todas as pessoas que estiverem perto daquela bola verão a marca estampada nela. Além disso, quando forem divulgadas fotos do show, a bola certamente estará presente em algumas e mais uma vez a marca será visra. Ação simples e divertido.

No festival de música Rock in Rio, que aconteceu na cidade carioca em setembro e outubro do ano passado, foram várias as marcas que usaram dos infláveis como meio de divulgação de sua mensagem, indo de balões promocionais até grandes estruturas com formatos diferenciados – como a lata da Heineken bem no meio da galera ou até pequenas ações na Rua do Rock. E não parou por aí? A Coca-Cola, por exemplo, além de fazer uma grande garrafa com luzes de LED próxima à roda gigante, apostou também em bastões vermelhos e brancos para o pessoal brincar durante os shows. Ações em brinquedos, pequenos eventos dentro do festival e stands fixos também ajudam bastante na hora de fixar a marca na cabeça do consumidor.

Mas engana-se quem pensa que esse tipo de publicidade pode ser usada somente em ações para shows e eventos de grande porte. Convenções, feiras e festas também são ótimos lugares para expôr um inflável patrocinado, nem que seja um João Bobo ou um tobogã. Neste caso uma empresa que esteja patrocinando a festa ou apoiando com doces, por exemplo, pode facilmente colocar seu logo em uma tenda inflável para que todos possam ver.

Criatividade é o que vale no meio da publicidade e quanto mais formas de mostrar a sua, melhor. As empresas estão procurando cada vez mais maneiras de levar sua mensagem até o público e não descartariam meio nenhum para chegar a este fim. Se a mensagem não for considerada agressiva e chegar naturalmente ao receptor, como estar presente em algo com que ele interaja, melhor ainda.