PUBLICAÇÃO SOBRE NANOTECNOLOGIA

TEMA: TRABALHO COM NANOTECNOLOGIA A NANOSEGURANÇA 

Edilson Gomes de Lima - E-mail: [email protected]

Disciplina: engenharia mecânica Autor: Edilson Gomes de Lima

Nome da organização: Ibero-Americano, Brazil

Todos os direitos reservados ao autor – C2014

Abstract: Security in research settings or productive for nanotechnology is indeed a subject extensive, involving a multidisciplinary in a wide array of technical details, considering physical, nanotoxics and unexpected of all kinds. Preliminary Studies such as this are only suggestive and may be considered. An important point in the work on advanced technologies, such as nanotechnology, intending thus set the basic parameters and issues that must be observed regarding the dangers involved with this new technology. Compared to existing standards, nanotechnology could result in a union between the security used with chemical and particulate, but this requires analyses, studies and experimentation. For example, how many parts per million of carbon nanotubes, or nanoscale particles are needed to cause damage to health. In case if nanotubes added to the cement in nature and an employee is handling this material without adequate equipment, cement dust containing nanotubes will be easily absorbed by the respiratory system. The advantages of structural resistance by adding nanotubes, fibbers or particles in cement in nature, are huge, however, how to handle and prepare this material should not be different? Something like the worker using totally waterproof clothing and masks with EPA filter or oxygen masks! As noted, in relation to safety, there are already enough regulations to conform to these new technologies; however, the way of working with these materials should be standardized to avoid to further damage. And the purpose of this note is to expose some of the cases that can be thought. Agencies around the world are already studying the subject, collecting data, generating important information on the subject.

Keyword: Segurança em pesquisa e trabalho, nanosegurança, nanotecnologia.

1. Introdução

Este artigo apresenta ao leitor o que há mais moderno em temos de nanotecnologia e ciências diversas focando na área de segurança e cuidados básicos a serem tomados com a nanotecnologia. Portanto este artigo no início irá abordar um histórico conciso do assunto segurança, apresentar a nanotecnologia, as ciências envolvidas e seu lastro de novas tecnologias, e apresentar aspectos críticos envolvidos e ao mesmo tempo instigar os interessados no assunto a pensar sobre esse assunto. Primeiramente e antes de tudo não devemos instigar como já foi visualizado em alguns casos o excesso de sensacionalismo e abordagem de forma predatória e intimidadora, relacionando a segurança. Portanto um assunto tão importante e vital não deve inclusive ser encarado dessa forma, mas de forma profissional e embora concisa, que seja direta e o mais precisa possível para esclarecer este assunto aos profissionais da área interessados caminhos e rotas básicas a seguir. Além de tudo, indo diretamente ao assunto, a nanosegurança envolve a saúde e a vida das pessoas, e a nanotecnologia e ciências possuem aplicações inovadoras e possibilidades históricas de aplicação, no qual o homem comum terá um alcance total e ampliado aos átomos como jamais ocorreu na história, no qual sabemos pelos conceitos mais nobres da física que átomos possuem alta energia, e essa energia é apenas um dos riscos iminentes. A nanotecnologia e segurança é um assunto sério no qual a segurança tende a ser um foco principal para grande parte dos profissionais e entidades, com certa razão. Sendo que essas novas ciências e tecnologias apresentam enorme potencial de desenvolvimento, e promissor nas próximas décadas, o que significa enorme gradiente de aplicações nas mais diversas esferas da sociedade mundial. Ficará evidente ao longo do estudo do interessado que a segurança caminhará lado a lado com o desenvolvimento dessas novas ciências e tecnologias. E o caminho para compreender essas tecnologias é inicialmente compreendido. No que a mesma é, e representa, como será a sua fabricação, os equipamentos envolvidos, os ambientes de trabalhos, as formas de trabalho, as necessidades envolvidas, transportes, armazenagem, manutenção, pessoal envolvido e uma série de riscos inerentes nessa área tecnológica serão abordados.

Levar ao leitor o assunto nanotecnologia e segurança, trazendo a este modernos conceitos e detalhes sobre as tecnociências e a segurança envolvida. Embora ainda preliminar, o leitor irá perceber que gradativamente o caminho está se formando e logo esse grande progresso estará ao alcance de todas as empresas que se alinharem nessa direção, no qual seus produtos e serviços se enquadrem de alguma forma a estas novas tecnociências. Os leitores perceberão nessa obra que a segurança que trata com a nanotecnologia e ciências diversas envolvidas é um meandro de aplicações reais e não se difere em boa parte do muito do já existente, de forma tal que muitas normalizações internacionais podem ser usadas. As adaptações e gradual intimidade dessas tecnologias nos ambientes de produção e serviços tende a crescer e os profissionais mais adaptados e íntimos com essas novas oportunidades serão os mais visados para novas atuações no cenário produtivo mundial que está surtindo. A nanotecnologia e as novas ciências ao ponto de vista da segurança, trazendo ao leitor uma ampla visão sobre o assunto. E a obra inova ao apresentar esses assuntos ao público especializado em segurança e aos profissionais das mais diversas áreas que procurem compreender mais sobre nanotecnologia, as novas ciências envolvidas e a segurança de forma direta, concisa e escrita de uma forma simples para todos compreenderem o assunto sem rodeios ou abordagem excessivamente técnica. Logo, esta obra foi elaborada com atenção ao assunto de forma a fazer o leitor compreender e ampliar seu conhecimento neste assunto promissor das próximas décadas.

2. Uma definição geral sobre segurança

Esta obra vem a público trazer a importância do assunto nanotecnologia e segurança a qual irá apresentar aspectos básicos sobre nanotecnologia e novas ciências, e paralelamente o assunto segurança, ao qual o texto será o mais conciso e preciso possível pretende levar ao público interessado esses assuntos modernos como um caminho inicial a ser compreendido e aplicado gradativamente, à medida que essas tecnologias vão tomando forma no dia a dia dos técnicos e responsáveis das empresas que se envolverem com as mais modernas tecnociências. Os mais diversos assuntos serão abordados trazendo esse conhecimento aos interessados de forma inovadora e ao mesmo tempo simples e concisa. É interessante compreende uma inovadora forma de abordar assuntos complexos ao público leigo e experiente, de forma a trazer ao leitor este assunto didaticamente e fazer o leitor refletir sobre as novas tecnologias e a importância vital da segurança. Assim abordar esses assuntos, esclarecendo a quem tiver interesse esses assuntos de forma a ser um passo inicial no progresso intelectual e profissional a milhares de pessoas que observam neste assunto um progresso para muitas nações. A nanotecnologia e as ciências envolvidas que estão despontando nos quatro cantos do mundo estão vingando em direção a um progressivo, embora ainda lento desenvolvimento. Milhares de nações como o Japão, Coreia do sul, Estados unidos e Alemanha entre muitos outros já visualizaram nessas novas tecnologias um caminho enorme para o progresso que está a nosso encontro.

Um caminho para o progresso e prosperidade inclusive. E cada profissional poderá ao menos conhecer o básico sobre esse assunto, já que esta obra além da segurança abordada tende a apresentar essas novas tecnologias ao leitor de forma que o mesmo compreenda que esse assunto é extenso e complexo, mas nada impossível de compreender em seus mínimos detalhes inclusive. No entanto, honestamente não há como ser tão preciso sobre a segurança porque no mundo ainda está em estudo na maioria dos casos, mas já é possível especificar determinados pontos, embora alguns de forma superficial e outros de forma precisa e global para tentar abordar uma ampla gama desse assunto inicialmente, e gradativamente levar ao leitor o máximo sobre esse assunto. Para que o interessado inclusive na segurança possa se qualificar preliminarmente nessa área e incrementar seu perfil pessoal e profissional.  Entre os assuntos abordados contemplamos, pontos rápidos em relação à nanosegurança, os riscos existentes com a nanotecnologia e os mais comuns, tão semelhantes aos riscos atuais no dia a dia das empresas, demonstraremos as normas já existentes que tratam de assuntos correlatos, o alinhamento, procedimentos possíveis, EPI e EPA para nanotecnologia, máquinas, equipamentos, instrumentação e utilidades para aplicações com nanotecnologia, estudo de casos e erros possíveis, o alinhamento e conhecimento da segurança entre empresas, os técnicos e os sindicatos, tabela de riscos, vidas e saúde em jogo, organograma de perigos, problemas comuns, agregados, dispersoides, contaminação do ar, ambiente e controles, lista de produtos químicos, história da segurança do trabalho, simbologia, a importância da segurança do trabalho já existente. Elevar seu conhecimento nessa direção para que gradativamente tenha intimidade no assunto, e amplie seu conhecimento em relação a termos e nomenclaturas inclusive relacionadas a essas novas tecnologias, mas sempre com foco na nanosegurança.

3. Notas sobre segurança e nanotecnologia

Se há alguma coisa comum no ambiente de trabalho é o acordo, por vezes sequer falado, mas que todos concordam de uma forma ou outra em relação a segurança no ambiente de trabalho, nas operações e no convívio diário das pessoas e em suas funções diárias. E outra coisa muito comum ao ser observada no mundo do trabalho é que a maioria dos riscos e acidentes podem ser anulados e evitados com atitudes simples e baratas, muitas das quais requer apenas comportamentos corretos ou uso de equipamentos de proteção adequados. Diante desses fatos iniciais se torna evidente que o mundo do trabalho possui suas normas e regulamentações já consolidadas e muito eficazes. Paralelo ao pensamento sobre segurança também é visível o fato de que os negócios possuem sua vida própria, e estes necessitam de um progresso e desenvolvimento que necessita ser elevado. Desta forma, o negócio apresenta uma dinâmica que não se encerra apenas nestes pontos. Logo, em resumo, podemos notar que novas tecnociências estão as portas das empresas, como o caso da nanotecnologia e as ciências envolvidas. Estas novas ciências estão gradualmente ganhando corpo e em tão breve estarão ou já estão nas plantas de operação, como é o caso da nanotecnologia de primeira geração. Embora tenhamos que assumir que há alardes excessivos no mundo em relação a essas novas tecnociências, há por outro lado normas já existentes, sólidas e muito eficazes que já auxiliam a segurança na operação e trabalho com essas tecnociências, e bastando algumas medidas e ajustes para adequar a essas novas tecnologias as normas e demais ações. Não obstante, a segurança do trabalho na maioria dos países uma gama ampla de normalização para trabalho com química, no qual, embora saibamos que nanotecnologia não é química, mas com a experiências e tragédias já ocorridas com a química, há uma história longa e que gerou normas rígidas e controle preciso nessas operações. Portanto, é um caminho amplo e promissor que indica caminhos corretos a serem seguidos.

As tecnociências vieram para auxiliar nosso progresso, nossa virtude, nosso desenvolvimento intelectual e profissional, ao qual tende a engrandecer os ambientes de trabalho, as pessoas e a segurança são vitais para manutenção da saúde e da vida, ao qual sem essa o restante não possui muito de útil. Este não é um caminho novo, e as normas existentes no mundo já garantem esses feitos, ao quais as novas tecnociências apenas serão ajustes ao longo do percurso. Os governos em cada país poderão gradativamente compreender a chegada da nanotecnologia e por sua aplicação gradativamente melhorar a segurança, ao quais as empresas serão encarregadas pela classificação de suas operações de riscos com nanotecnologia ao qual essa poderá encaminhar ao desenvolvimento e representar sugestões no qual todos juntos poderão desenvolver uma ampla e vital força de ação cercando os riscos e colaborando com o progresso dessa ciência e tecnologia e consequentemente com a saúde financeira das nações e das pessoas. Por meio de um simples diálogo sobre um assunto complexo já é possível chegar a pontos importantes sobre a nanotecnologia e a nanosegurança, conforme indica os principais tópicos sobre metodologia científica. Compreender como a segurança se relaciona com essas novas tecnociências. É importante diálogos e apresentação das nanotecnologias, sem abordagens excessivamente complexas para permitir uma análise mais global, mas apenas apresentando o assunto e como estes opera, ou apenas citando os nomes, termos e nomenclaturas para levar ao leitor um conhecimento básico sobre o assunto, no qual poderá se especializar. Enriquecendo com esse tema gradativamente.

4. O mundo ainda em busca de normalização para a nanotecnologia e a segurança

O artigo pode ser entendido como uma sugestão e coleção para consulta rápida dos assuntos ligados a nanosegurança, computação e lógica. Normas como as em desenvolvimetno pelo comitê ISO/TC 229 estão em busca de normalização e outros trabalhos inclusive em busca de normalização. Pelas pesquisas realizadas neste assunto, ou seja, sobre a segurança para pesquisadores, trabalhadores e usuários de nanotecnologia é possível afirmar que o ideal e mais prudente ação, tamanho este assunto é deixar uma parte da responsabilidade aos desenvolvedores dessas novas tecnologias. Uma outra sugestão para tratar de um assunto tão complexo como a nanotecnologia e suas correlatas tecnológicas, pode-se pensar em casos já existentes de sucesso, como ocorre com as empresas farmacêuticas desenvolvedoras de produtos. Após longos anos de pesquisa, testes, analises, estas empresas de P&D lançam relatórios e laudos, além da patente, e encaminham as informações técnicas para órgãos dos governos com os resultados e testes. Logo, o governo ao invés de agir como ator do desenvolvimento, lança esta tarefa ao mercado e a livre concorrência, ao qual o mercado entenderá essa corrida científica e tecnológica, e o governo agirá com uma eficiente e completa fiscalização e autorização por selos, como o caso do selo S.I.F emitido pelo ministério da agricultura no Brasil, e outros casos. Logo, um produto de base nanotecnologica criado pelo mercado, empresas particulares ou por PPP participação público privadas, o governo fica responsável por analisar os laudos emitidos pelas empresas, por seus departamentos analíticos e define se o produto é seguro ou não. Caso passe pelos testes recebe o selo. Diante destes exemplos e comparações fica evidente que é possível se chegar a sensos comuns e resultados satisfatórios sem gastar muito do dinheiro público e poupar energia do setor privado. Tudo ao sucesso do desenvolvimento dessa grande indústria que muitos são céticos a sua potencialidade, mas já é visível para quem compreende o mínimo do assunto. Outra nota, temos pelo caso indicado por alguns médicos e farmacêuticos e pessoas em geral ligadas a saúde, principalmente pela secular experiência das indústrias farmacêuticas e de seus pesquisadores, está em listar os materiais tóxicos e listar as ações e medidas para trabalhar com tais tóxicos. Embora esta tarefa não seja suficiente, já que pela nanotecnologia é possível desenvolver novos e inusitados materiais, propositalmente ou não, e.g., novas configurações de dioxinas na escala nanométrica e tantos outros casos.

5. Segurança sempre, mas antes os projetos, testes, técnicas e validação

Sobre riscos normalmente este assunto é tratado por órgãos do governo, ao qual gera normas como as já conhecidas NR’s no Brasil e tantas outras normalizações pelo mundo. Futuramente, conforme for sendo gradualmente desenvolvidas essas novas tecnociências algo como uma NR para nanotecnologia poderá tomar forma. Quando a questão é segurança tudo que possa evitar danos pessoais, patrimoniais e ambientais deve ser considerado e avaliado, apenas citando alguns: o acidente por simples distrações, agregados, dispersoides, poluição geral do ar, ambiente e seu devido controle. São passos iniciais para alinhamento de pontos sobre segurança entre empresas, técnicos e sindicatos. Esses estudos iniciais entre outras ações podem resultar até na inovação e geração de novos e inovadores EPI/EPA específicos para nanotecnologia e biotecnologia. Além de levantar questões, como se os trajes usados para produção de chips e para manipulação de agentes biológicos de alto risco, seriam suficientes para conter nanopartículas. Unido a tudo isso estudos de casos e erros, e com a vantagem de análise da história resumida da segurança em ambientes de trabalho. No Brasil a revista Química e Derivados oferece um completo catálogo de produtos, serviços e insumos químicos, alguns ideais para estudos de caso comparativo sobre os processos e sistemas de segurança usado com sucesso. Inclusive podemos analisar também as máquinas, equipamentos, instrumentação e utilidades pelo ponto de vista da segurança, uma área contínua de aperfeiçoamento. Neste viés temos que a nanotecnologia tem muito a ganhar quando trabalhar junto com os casos de sucesso de áreas já desenvolvidas por normas, convenções e analise importantes. Mesmo como um organograma de perigo inicial, ao qual este artigo caminha a desenvolver teria-se um passo sugestivo a uma normatização eficaz. Pontos de consulta rápida em relação à segurança devem ser considerados inclusive para disponibilizar um ponto de referência a problemas comuns ou inusitados, e assim sugerir futuros padrões e procedimentos, já que o assunto principal pode ser vidas em jogo, mas com seu devido limite.

Como vantagem para segurança existe a possibilidade do uso de testes confinados por lab-on-a-chip, ou laboratório no chip, uma nomenclatura para trabalhos diversos em nível nanotecnologico, e.g., com agentes ativos de alto risco, reduzindo custosos laboratórios a pequeno espaço de amostragem e testes analíticos, o que mantém a segurança a um patamar a mais elevado para risco contido. E ainda pode-se trabalhar em ambiente de segurança múltipla, como a boneca matriosca Russa, no qual pela comparação para segurança com nanotecnologia podemos dizer e.g., no laboratório já com toda segurança padrão, incluindo filtros de ar, controle de umidade, temperatura, enclausuramento, os operadores com roupas EPI e EPC, o material controlado em câmara enclausurada e dentro desse laboratório uma câmara EPC e dentro desta o laboratório-no-chip em sistema fechado e isolado. Como observado, a segurança para nanopartículas e nanotóxicos, sólidos, líquidos ou gasosos tem ferramentas e procedimentos eficazes. A importância da segurança na pesquisa e no trabalho a favor da segurança está a quem a faz. Tudo sem esquecer que antes se considera os estudos conceituais, teóricos e a técnica, e por seus estudos se chega a segurança pelo conhecimento natural, gradual e pela ordem e não atropelar a ordem natural do desenvolvimento científico e técnico, usando os riscos que sequer existe ou se tem conhecimento real.

NOTA: Em relação à segurança em ambientes de pesquisa e de trabalho, uma área desenvolvida em áreas críticas e de risco alto e iminente, algumas considerações devem ser visualizadas. Na atualidade há excessivo esforço nas práticas e técnicas antigas, e pouco esforço em direção a inovações científicas e tecnológicas. Alguns casos de desastres de grande proporção que vezes ou outra infelizmente é noticiada na imprensa é em grande parte a negligência de esforço em ciência e tecnologia de forma mais obsessiva por algumas pessoas e entidades, além de aplicações mais eficazes das normas já existentes com mais qualidade e eficácia, ou a simples negligência na fiscalização pelos poderes estabelecidos e todo o desanimo consequente.

6. Familiarização do complexo

O assunto nanosegurança é importante e necessita contemplar as principais nomenclaturas ao qual este artigo também tenta familiarizar o leitor com o vocabulário básico da nanociência, biociência e nanotecnologia focando o assunto a nanosegurança. Para se ter uma ideia do quão complexo é o assunto nanotecnologia, e ainda complementando que a nanotecnologia é uma ferramenta com alta capacidade de se unir a outras ciências e tecnologias, segue uma lista apenas contemplando o assunto da nanotecnologia e seu poder em se ligar a novas tecnologias com a biologia, e para isso segue alguns tópicos de ciências biológicas neste assunto: Ácidos orgânicos, aminoácidos, antibióticos, anticorpos, biodegradação, biologia molecular, biomassa, biopolímeros, bioprocessos, enzimas, hormônios, insulina, pigmentos, polissacarídeos extracelulares, proteínas, proteínas terapêuticas, recombinações, síntese de proteína, solventes orgânicos, tecnologia de cultura de células, tecnologia de engenharia de proteínas, tecnologia de engenharia de tecidos, tecnologia de engenharia genética, terapias de substituição, transformações por microrganismos, vacinas e vitaminas. Analisando dimensionalmente temos que uma célula possui medidas em volta de ~20µm, além de organelas em torno de ~1µm e o DNA próximo aos nanômetros. Com esta base podemos anexar o poder de mimetização disso tudo pela nanotecnologia, e neste processo a possível formação de efeitos não desejados, logo, como saber se isso ocorrerá? A resposta é simples e complicada ao mesmo tempo, ou seja, nada se difere ao que a indústria farmacêutica faz com êxito. Não se faz um novo fármaco e o lança no mercado, mas somente após exaustivos testes e trabalho analítico. Como já informado, com os laudos e resultados gradualmente poder-se-á ser lançado no mercado, caso os laudos atestem segurança as usuários e ao meio ambiente. Realmente, algo custoso e de longo prazo, a priori.

7. Algumas máquinas, equipamentos e insumos envolvidos direta ou indiretamente

Alguns casos interessantes sobre segurança e nanotecnologia envolvem máquinas, equipamentos e insumos. A segurança envolvida nas máquinas, equipamentos, instrumentos e insumos em nanotecnologia A seguir uma listagem introdutória, mas real de algumas das principais máquinas, equipamentos, instrumentos e insumos envolvidos diretamente com nanotecnologia. Diante desta nota temos a seguir uma listagem de máquinas, equipamentos e insumos. Como referência, muitas das quais direta ou indiretamente ligados com nanotecnologia. Incluindo alguns apenas, discriminados em português ou em inglês para facilitar futuras pesquisas sobre o equipamento, intrumento ou insumo, na lista inclui-se: 3-axis router/spindle, 3D printer, 3D Printer model, 3D Scanner, AFM, AFM / STM / TEM / SPM, brake, CNC lathe, cold saw, cromatógrafo, diode-pumped solid state micromachining laser, electron microscopy, e-beam lithography – EBL, expectrômetro de raio-X, expectrômetro Raman, FIB Ion Beam etching deposition, Fourier transform infrared spectroscopy (FTIR), máquina de corte a laser de alta potência, horizontal band saw, industrial sewing machine, invision si2, laser cutter, laser format 5 axis milling machine, litografia, máquina de tração – Instrom, metrologia, microscribe 3-D, multipoint control unit, nanoscópio, pick-and-place, plasma cleaner/bonder, plotter Roland CAM Jet Pro II, precision 5-axis milling machine, precision mill, precision wafering diamond saw, precision wire-edm, PVD – Physical vapor deposition, resonetics excimer laser micromachining station, scanning electron microscope, sewing machine, shear, silk screen, SPM, STM, TEM, vacuum former, vertical milling machine NC X Y axis, vidraria e equipamentos, vinylcutter, waterjet.

8. Equilíbrio nas atuações e conceitos

A nanosegurança em ambientes de pesquisa ou produtivos para nanotecnologia é de fato um assunto extenso que envolve uma multidisciplinariedade em uma matriz ampla de detalhes técnicos, considerando riscos físicos, nanotóxicos e inesperados de toda espécie. Estudos preliminares como este são apenas sugestivos, e podem ser considerados. Um ponto importante nos trabalhos em tecnologias avançadas, como a nanotecnologia, pretendendo assim definir os parâmetros básicos e assuntos que devem ser observados em relação aos perigos envolvidos com essa nova tecnologia. Em comparação as normas já existentes, a nanotecnologia poderia resultar em uma união entre a segurança usada com a química e a particulados, porém para isso é necessário análises, estudos e experimentação. Por exemplo, quantas partículas por milhão de nanotubos de carbono, ou partículas nanométricas são necessárias para causar danos à saúde. No caso, se nanotubos forem adicionados ao cimento in natura, e um trabalhador for manipular esse material sem equipamentos, a poeira do cimento contendo nanotubos será facilmente absorvida pelo sistema respiratório. As vantagens de resistências estruturais ao se adicionar nanotubos, fibras ou particulados em cimentos in natura, são enormes, porém, a forma de manusear e preparar esse material deve ser diferente da convencional. Algo como o trabalhador usando roupas totalmente impermeáveis e máscaras com filtro EPA ou máscaras de oxigênio! Como se observa, em relação à segurança no trabalho, já há normas suficientes para se adequarem a essas novas tecnologias, porém, a forma de se trabalhar com esses materiais deve ser padronizada para evitarem-se maiores danos. E o objetivo desta nota é expor alguns dos casos que podem ser pensados. Agências e comitês ao redor do mundo já estão estudando o caso, coletando dados, gerando informações importantes sobre o assunto. E também podemos usar como referências de sucesso as normalizações da NAPO na Alemanha, porém adequando estas como referência.

E como já dito: “A segurança é primordial, mas antes o livre conhecimento e técnicas. O excesso de segurança não deve ser usado como forma de intimidação e cerceamento ao conhecimento livre da nanotecnologia”.

Apenas como comparação, temos o modelo conhecido pelo termo; HAZOP Hazard and operability studies, adicionado neste texto como início ao assunto e como um comparativo das normas existentes e apenas uma referência comparativa. Não é porque há necessidade de regularizar e padronizar os trabalhos com nanotecnologias que a este feito seja um motivo de setorização, ou mesmo de cercear essas tecnologias, como ocorreu com a química.

9. Listando riscos – Apenas alguns

Uma lista de agentes de possível risco tóxico seriam os nanotóxicos, nanopartículas, partículas avulsas, manipulação de produtos intermediários ao processo de nanotecnologia, como reagentes, reveladores, radiações e eletricidade. Veja na tabela 1.3 uma lista resumida de riscos sugestivos, porém são riscos potenciais e eminentes.

Tabela 1.3 – Tabela preliminar de riscos graves e iminentes ligados a nanotecnologia

Nanomontagem automatizada

Nanomaterial

Biocontagiante

Nanopartículas com independência

Ignição de nanomaterial

Riscos com nanotecnologia oculares

Escape de nanomaterial biológicos

Riscos em

Nanofabricação

Nanomaterial

Dermocontagiante

Automatização em nanotecnologia

Nanomaterial

Dispersoides nanotecnológicos

Riscos comuns em laboratórios

Riscos em

Nanoprocessos

Material

Contaminante

Particulado

Flash nano físico-químico

Nanoarmamento

Riscos comuns de operação

Erro humano

Material explosivo

Emissões

Nanocontagiantes

Manuseio

Operação indevida em nanotecnologia

Erro de operação

Misturas atômicas

Ou radioativos

Problemas no confinamento de nanomaterial ativo

Nanotóxicos

Riscos por vapores por nanomisturas

Operação de equipamentos de analíticos

Erro por equipamento

Material tóxico por nanotecnologia

Falha de equipamento

Riscos na visão

Contato em nanomateriais

Riscos acidentes / nanopartículas

Riscos com operação

Material nocivo por nanotecnologia

Riscos em combinações

Material ativo

Poros e pele

Armas nanoestruturadas

Nanocircuitos tensão

Material reativo por nanotecnologia

Riscos com misturas

Riscos por operação em nanomateriais

Riscos por acidentes com nanomateriais

Fadiga do operador

Fonte: Pesquisas do autor listando possíveis indicadores de riscos potencialmente graves e iminentes

É importante notar que esses intermediários na produção de nanotecnologias já possuem suas normas especificas, mas devem ser conhecidos ao processo para uma regularização transparente e não setorizada e excludente. Outro conjunto de tecnologias inovadoras que é necessário serem descrita são as tecnologias de suporte, ou seja, as tecnologias que poderão ser agregadas a produtos nanotecnológicos já em fase acabada, e esta agregação inclusive, envolvem produtos passiveis a análise. Como no caso, de uma empresa que produza fluido com partículas nanoestruturadas, e outra empresa manipule, para unir a outro composto e um terceiro o use. Neste caso há o uso em cadeia da nanotecnologia, o qual deve seguir padronização em todas as fases. Da produção, manipulação, uso e descarte. Outro conjunto de tecnologias inovadoras que é necessário serem descrita é o uso da nanotecnologia em materiais orgânicos vivos. Essas novas tecnologias devem contemplar inclusive toda ás tecnologias para o descarte seguro! Já há estudos que para a degradação natural do vidro, que é um material cerâmico, a base de sílica leva em torno de 100 anos para se decompuser. Produtos, como nanotubos e baseados em carbono, com análise da vida útil foi feita uma análise usando a degradação do carbono. Isso apresentou uma tendência enorme à degradação. A classificação de área é igualmente importante. Os trabalhos com nanotecnológica podem abranger áreas diversas, como teórica, educacional, laboratórios, indústria, serviços e comercial. A insuficiência de conhecimento fica visível quando observamos que para conhecer os efeitos da fumaça de cigarros, precisa sufocar por anos animais e depois os abrir para analisar seus órgãos. Técnicas primitivas ainda em funcionamento e que despontam para dois lados. Ainda não há técnicas analíticas de alta capacidade de analise e compreensão dos organismos vivos, como um fluxograma dos processos biológicos interligado em sistema digital de simulação, e também ainda não há o conhecimento adequado ou preciso dos organismos vivos. Esquema para liderar equipes em ambientes de risco. O líder deve ser independente com responsabilidade para processos e desempenho de operações, listando:

- Planejar seções, projetos, ações e tempo.

- Controlar discussões

- Limitar discussões

- Encorajar a equipe e desenhar conclusões

- Assegurar notas importantes e planejar novas ações

- Manter a equipe e sua energia no foco

- Encorajar a imaginação dos membros da equipe

- Motivar membros

- Desencorajar a ociosidade

- Julgar assuntos importantes

Além dessa listagem, podemos incluir pequenos pontos sobre plano de contingencia, emergência e procedimentos, como referência, como planejamentos sobre ação de precaução planejada para eventos inesperados, acidente pessoal ou emergência médica, colisão em transporte com agentes de base nanotecnologica, trabalho em condição ambientais severa, erro humano de toda monta, falha de sistemas mecânicos, elétricos, supervisório ou controle de sistemas, falha material estrutural, falhas em equipamentos, limites de estabilidade, poluição, terrorismo ou sabotagem. Estas são apenas algumas anotações a serem consideradas diante destas novas tecnociências que estão desapontando. A seguir uma tabela 1.4 contendo algumas variáveis importantes a serem consideradas.

Tabela 1.4 – Modelo tabela Hazop para análise de parâmetros de processos

Algumas variáveis de análise em processos

Fluxo

Tempo

Frequência

Mistura

Pressão

Composição

Viscosidade

Adição

Temperatura

pH

Voltagem

Separação

Nível

Velocidade

Informação

Reação

Fonte: Gordon Mckay PhD, DSc. Process safety management and risk hazard analysis. C2012.

Alguns pontos que a nanotecnologia trará em mudanças na sociedade incluem: Absorção de partículas, alimentos artificiais, anulação das dores, armamento mais letal, mimetização de agentes biológicos, fármacos de controle social, melhorias para proteção ao meio ambiente, menor privacidade, novas doenças, poeira inteligente, projeteis combinados, rastreio químico, riscos no trabalho com inovadores meios de controle. A segurança em ambientes de produção e trabalho ao quais muitos buscando oportunismo chamam com outros nomes, e até de ética, esta mesma segurança pode servir como ferramenta para proteger, assim como para intimidar e cercear as ciências a um grupo apenas! Salvo os exageros e as devidas proporções uma espécie de Apartheid as ações e estudos científicos é algo a ser pensado, e evitado como todo pesquisador sabe em ciências tudo deve ser considerado. As técnicas de identificação de risco, métodos devem ser usados como aplicáveis para operações pretendidas, ao quais os exemplos se aplicam a técnicas e métodos. E muito importante é que por vezes pode-se focar muito no material ou insumo de base nanotecnológica e se esquecer do matéria para conter estes, que terá pouca relação com o material. Acidentes em outras áreas com material de contenção são históricos na história da indústria. Conforme na nota a seguir pela observação de Junhyun Kwon et.al. [8], este lança um olhar sobre a importância da segurança nos materiais e equipamentos para contenção de materiais com algum risco, uma nota técnica de engenharia conforme segue: Caso de um material novo com alta resistência para usinas nucleares. Radiation resistance of nanostrutured metallic materials: “A radiação via partículas de alta energia, como nêutrons, prótons ou íons pesados, pode induzir número significativo de grupos de defeitos em materiais metálicos, e, correspondentemente, degradar drasticamente as suas propriedades mecânicas em forma de inchaço, endurecimento de radiação, e fragilização próxima na geração de reatores nucleares exige material que deve sustentar 300-400 deslocamentos-por-átomo (dpa)” [8]. E como os equipamentos de contenção já trabalham no limite de sua capacidade, as ciências de materiais trabalhando junto a nanotecnologia possuem um caminho de sucesso a percorrer na geração de maiores capacidades dos materiais já existentes e na geração de materiais inovadores, mais leves e muito mais resistentes.

10. Nanosegurança discutida

A nanotecnologia em resumo é uma ferramenta, um processo poderoso para fabricação de coisas diversas. Como a nanotecnologia é uma ferramenta essa também pode ser usada nos produtos já existentes inclusive. Em todo esse emaranhado de assuntos, como em qualquer técnica industrial a segurança nos trabalhos é primordial. Em relação a nanotecnologia a segurança é caracterizada pelo termo nanosegurança que são procedimentos, técnicas, padrões e normalização para segurança, ainda em desenvolvimento no mundo, tão novo é o assunto. Embora possa parecer em primeira vista um assunto vago e sem normas, ao se olhar por disciplinas da nanotecnologia. Na prática se nota que já há normas e leis para o que se faz, ou seja, as leis de crimes de contaminação de pessoas, ambientes e animais já existe. Não importando a forma que foi usada. Pode parecer insuficiente, mas a explicação continua ao logo do texto.

A nanociência e nanotecnologia é tão surpreendente e poderosa que em teoria, devido ao seu alcance como ferramenta nanométrica, é possível reverter um composto tóxico para atóxico, mesmo durante o uso, alterando sua estrutura molecular, e ainda tirar alguma vantagem dessa modificação”.

A importância da segurança para nanotecnologia é indiscutível, porém sem alardes exagerados. A comparação com normas já existentes, assim como fazendo semelhanças com os avanços e expertise da indústria farmacêutica, é possível de se chegar em denominadores comuns, procedimentos e técnicas à medida de seu desenvolvimento, e a cada aplicação os padrões poderão ir se formando, e assim de forma natural as normas, procedimentos e especificações tomarão forma. Progredindo naturalmente, e cada desenvolvedor criando o seu procedimento, sua especificação e deste crescimento gradual que as normalizações surgirão, naturalmente com o tempo. A normalização para nanociência e nanotecnologia deve ser entendida como sugestão pelas suas disciplinas, ou seja, falar de física é vago, mas falar da disciplina física de partículas é algo mais preciso e exato, falar de movimento rotacional ou gravidade que são disciplinas da física igualmente. Da mesma forma a nanotecnologia é composta por disciplinas diversas, e cada qual com suas devidas características, em menor ou maior potencial de risco, e muitas disciplinas com risco zero. Por esta razão a gradual e natural normalização a medida que forem se desenvolvendo, com a referência de suas especificações e procedimentos. Leis são rígidas e eficazes no mundo todo, e todas empresas e instituições priorizam as mesmas, além do respeito, logo, com essa responsabilidade, ninguém irá lançar nada sem as devidas precauções. A maioria dos pesquisadores indagam sobre a questão da toxicologia, embora, como ocorre com os fármacos o assunto pode ir além, já que um material não tóxico pode elevar a pressão, manchar a pele, causar algum efeito ou evento inapropriado no organismo, como alguma nanopartículas em suspensão no ar, e isso apenas considerando uma nanotecnologia que entre em contato com organismos vivos. Novamente o avanço do desenvolvimento dos fármacos apresenta know-how comparativo para nanotecnologia.

Instituições bem fundamentadas e com longo histórico de pesquisas como para o Brasil há a Embrapa tem também um know-how para discutir com eficiência assuntos ligados a tóxicos, radicais livres e possíveis contaminações de riscos, e com o gradual e natural desenvolvimento de produtos e aplicações com nanotecnologia a expertise de cada um somente contribuirá com esse progresso. Uma possibilidade menos onerosa a setores públicos dos países é que cada empresa que desenvolver uma aplicação para nanotecnologia seja responsável pela sua nanosegurança, mas antes de lançar o produto, processo ou aplicação a empresa apresente laudos, relatórios analíticos, e testes sobre o seu desenvolvimento. Tudo para comprovar a sua devida segurança para pessoas, meio ambiente e segurança geral. Ou seja, nada diferente do que ocorre na atualidade com os fármacos e nas indústrias de alimentos. Certamente, pode parecer simplista, mas sem esta mínima ação as coisas tendem a estagnação ainda mais do que já estão em muitos países. Nada se ganha sem correr riscos bem calculados, e nesta área quando se ganha os resultados estão além de muitos empregos reais gerados.

Saiu tempos atrás na imprensa uma nota sobre uma empresa que desenvolveu um creme com microcápsulas, essas são levadas aos cursos hídricos e até o oceano, prejudicando a fauna marinha gravemente, já que as micropartículas plásticas não são biodegradáveis. Em tese, uma ação assim está passível a punições ambientais graves e iminentes. No caso nanotecnológico, ninguém sairá despejando tóxicos irresponsavelmente, mesmo porque quem investirá em nanotecnologia são empresas e a estas a legislação de responsabilidade é bem clara, ou seja, toda empresa é composta por setores, administradores, econômico, contábil, porém, uma empresa que investe nessa área contempla a inovação como prioridade. Se investidores querem marcos regulatórios, definições claras de aplicação, clareza nas responsabilidades sobre riscos e demais garantias, na realidade este investidor não procura inovação, mas apenas e nada além de patrimonialismo.

11. Conclusão

Conforme observado nestas notas, podemos analisar pelos detalhes que a segurança na nanotecnologia é um assunto extenso e complexo, mas nada que seja tão assustador, bastando observar as ações das indústrias farmacêuticas desenvolvedoras de P&D e produtos de risco. Logo, os procedimentos e normas realizadas pelas indústrias farmacêuticas realizam é no mínimo um caso de exemplo para as aplicações nanotecnologicas para atingir o sucesso em nanosegurança. Já que a indústria farmacêutica está acostumada a trabalhos complexos com partículas de dimensionais invisíveis, micrométricas, nanométrias, picométricas, além de átomos reativos, íons e até materiais biológicos de risco. Ou seja, a indústria farmacêutica possui um histórico e uma biblioteca técnica de trabalho com esses materiais ínfimos de alta segurança, capacidade, rendimento alto e normalizado. Certamente que este artigo não é uma norma, mas um trabalho sugestivo e para futuras discussões sobre este assunto em construção.

12. Referências

A seguir uma listagem de bibliografia recomendada complementar e como referência comparativa para os estudos nessa área, e para ampliar o conhecimento do leitor interessado neste ramo envolvendo ciência de ponta, tecnologia e segurança.

[1]. Gordon Mckay, PhD. Process safety management and risk hazard analysis, C2012

[2]. Junhyun knon et.al. Multiscale modelling of radiation effects on materials: Pressure vessel embrittlement. C2009.

[3]. Jeremy Busby - Materials science is vital to nuclear power research, C2015

[4]. K. Eric Drexler – The comming era of nanotechnology C1986.

[5]. Marco A. Oliveira. Desenvolvimento econômico C2008.

[6]. Edward Abreu Gonçalves. Segurança e medicina do trabalho em 1200 perguntas e respostas. 3º Ed. LTr. C2000.

[7]. Roger Martin – The Opposable Mind C2009.

[8]. Junhyun Kwon et.al. - Multiscale modeling of radiation effects on materials: Pressure vessel embrittlement. C2009

[9]. Ethevaldo Siqueira. Tecnologias que mudam nossas vidas C2008.

[10]. Lúcia Jankovic et.al – Desenvolvimento pessoal e profissional, Pearson C2008

[11]. Jeferson Ortiz et.al. Práticas de física e química para engenharias, Átomo C2008.