Psicoterapia

Marlene Monteiro* 

Nas ultimas décadas desenvolveu-se nos Estados Unidos e Na Europa uma técnica psicoterápica capaz de apresentar resultados bastante eficazes em limites de tempo extremamente reduzidos.

Nesses lugares, o objetivo era dar uma resposta aos Planos de Saúde. Estes pressionavam as seguradoras no sentido de obter atendimentos psicoterápicos mais curtos do que aqueles que, até então, se utilizavam na psicoterapia convencional. Assim surgiu a Psicoterapia Breve.

No Brasil também procuraram-se caminhos que conduzissem a objetivo semelhante, e vários estudos foram realizados com resultados muito significativos.

Nossa pesquisa particular, nesse sentido, procurou orientar-se pela experiência dos estudiosos daqui e de fora do País. Procuramos combinar o que havia de melhor, por exemplo, nos métodos da terapia comportamental de Skinner, aliada à terapia cognitiva, numa abordagem mais direta e de realização mais simples. Adicionamos as ferramentas da Pisiconeurolinguística, a hipnoterapia de Milton Erickson, as Constelações Sistémicas e técnicas consagradas do Coaching, entre outras.

Obtivemos, assim, um processo que rapidamente obtém do paciente uma resposta corporal inconsciente. Essa resposta determina o foco central, o problema a ser resolvido. Com as ferramentas mencionadas, vamos diretamente à solução da questão.

Os resultados se manifestam em tempo recorde. Não cabe aqui determinar o número nem a duração das sessões, nem seus intervalos, de vez que cada caso é um caso. Não se pode generalizar. Entretanto, algumas situações foram resolvidas em prazo espantosamente curto, e o melhor de tudo: com resultados tão eficazes ou mais do que os da terapia convencional.

*Marlene Monteiro Psicóloga