PSICOSTAT ? SGR e D.E. VERSUS BIOFEEDBACK e SUAS APLICAÇÕES CLÍNICAS de AUTOCONTROLE
e RELAXAMENTO



Dr. Wagner Paulon
1973 - 2011


O Psicostat - SGR é um aparelho destinado ao treino do relaxamento autógeno. Quando este for conseguido, a pessoa estará a caminho do controle de várias outras manifestações de seu organismo, e, conseqüentemente, de adquirir a capacidade de manter ou corrigir seu estado de saúde.

O princípio de funcionamento do Psicostat - SGR está baseado no fenômeno das alterações da resistência galvânica da pele, que ocorrem durante mudanças emocionais e/ou fisiológicas.

No nosso caso, o relaxamento e o que mais interessa. Ele será conseguido através do treinamento mental e muscular gradativo.

O Psicostat - SGR indica por "bips", de ritmo crescente, decrescente ou contínuo, o estado em que nos encontramos. "Bips" rápidos significam -excitação física ou mental, correspondendo a um aumento de inquietação, contrariedade ou qualquer incômodo físico. Quando, durante a aplicação, esse ritmo decresce, é um sinal de que estamos nos acalmando e relaxando.

Nosso alvo é diminuir a freqüência até fazer com que os "bips" silenciem.

Ninguém deve se preocupar se não conseguir isto na primeira experiência. As pessoas preocupadas, nervosas, inquietas, podem precisar eventualmente de várias sessões de treinamento até que consigam resultados positivos. Uma vez tendo conseguido parar os "bips", nos demos o primeiro grande passo. Depois disto, será preciso apenas nos concentrarmos para que o tempo necessário para o desaparecimento do som seja cada vez mais curto.

Quando chegarmos ao ponto no qual conseguiremos manter o aparelho em silêncio por dez ou quinze minutos, por exemplo, isto significará que obtivemos um controle de nossas reações e, principalmente, um relaxamento muscular indispensável ao descanso recuperador.

Os resultados do treinamento não se limitam apenas ao relaxamento. Eles irão nos beneficiar numa ampla faixa de manifestações de autocontrole, que refletirão sobre inúmeros aspectos da nossa vida.

Com uma pequena concentração extra, conseguiremos livrar-nos, por exemplo, de uma dor de cabeça, de perturbações digestivas, de sensações de depressão ou de ansiedade.

Esta técnica é chamada no mundo inteiro de "Biofeedback" e é amplamente praticada nos Estados Unidos.

A tradução desta palavra, que foi, aliás, emprestada do vocabulário da Cibernética, quer dizer: Bio-retroalimentação ou bio-retroação e comporta em si a explicação de seu uso.

Existem vários sistemas de biofeedback, mas o método usado no Psicostat-SGR pode ser considerado como um dos mais fáceis quanto ã aprendizagem.

O Psicostat-SGR tem duas faixas de sensibilidade, a fim de facilitar o treinamento.

Estas faixas são determinadas pela chave à esquerda do botão "som", e basta acioná-la para o lado que se deseja: "a" ou "b".

A faixa "a" é para iniciar o treinamento e o aparelho está mais sensível às mutações das reações emocionais.

Quando atingir um bom treinamento nesta faixa, mude para a faixa "b", a qual é menos sensível e exige maior relaxamento.

Cada vez que se mudar a faixa, o ponto de partida deve ser regulado novamente.

MODO DE USAR:

1. Passe uma pequena quantidade de pasta condutora sobre a ponta dos dedos indicador e anular de uma das mãos.

2. Coloque os dedos (já preparados) dentro dos cilindros dos contatos sensores, de tal maneira que suas extremidades repousem sobre a plaquinha metálica interna fixa. Depois, aperte os parafusos o bastante
para que os cilindros não fiquem soltos. Assegure-se de que a pressão seja suficiente para ter um bom contato, porem não tão forte que impeça a circulação.

3. Ligue os pinos do cabo na tomada do aparelho. Em seguida, ligue o aparelho através do botão "partida" (você ouvira um "click"), e vire-o para a direita ate o máximo. Aparecera no painel uma luz vermelha "excit" e você ouvirá "bips" de sucessão rápida. Regule a intensidade sonora a seu agrado pelo botão "som" que se encontra do lado direito da caixa.

4. Deite-se numa posição em que consiga relaxar. Fique assim mais ou
menos 1 minuto e depois disso, olhando a luzinha indicadora, regule-o "ponto de partida" de seu relaxamento. Esta regulagem se faz observando que as duas luzinhas fiquem acesas igualmente.
(verde = "relax", vermelha = "excit").

5. Regule outra vez a intensidade sonora, de maneira que esta seja audível, mas não forte demais, para que não se torne incômoda.

6. Comece a respirar profundamente e solte conscientemente seus músculos, um após outro. Pense em cada passo que irá fazer e concentre-se para executá-lo convenientemente.

Comece pela testa e desça por etapas até a ponta de seus pés pensando:
"Relaxo o rosto, relaxo o pescoço o braço direito o braço esquerdo, etc, dizendo para si mesmo, no fim: Agora, todo o meu corpo está relaxado.

Se neste momento o som do aparelho ainda persistir, será melhor recomeçar o processo mais vagarosamente.

Repita suas tentativas tantas vezes quantas forem necessárias esvaziando cada vez mais sua mente de qualquer pensamento.

7. Não se desencoraje se não conseguir o relaxamento pela primeira vez, pois qualquer ação na vida precisa de treinamento. Pode ser que a primeira vez demore uma meia hora sem que você consiga silenciar o som, mas é também possível que em alguns minutos você tenha êxito.

Com um bom treinamento, você chegara a controlar suas reações em 2 a 4 minutos. Quando chegar a esse ponto, seu autocontrole o ajudará em todas as outras manifestações fisiológicas ou mentais de sua vida.
Se, em sua vida cotidiana, sentir dor, mal estar, nervosismo, raiva ou dissabor, bastará lembrar-se do seu poder de autocontrole adquirido. Com isto você conseguirá cortar os males pela raiz.

8. O Psicostat-SGR funciona com 3 pilhas tipo lanterna, as quais, naturalmente, devem ser substituídas apôs algum tempo. O esgotamento das pilhas se manifestará no enfraquecimento da luz vermelha e do som. A troca das mesmas se efetua pela remoção dos dois parafusos na parte de trás do aparelho e retirando a tampa.

Na década de 70 havia uma empresa de porte médio, mas uma grande empresa científica, lá se encontravam dirigentes e funcionários com grandes capacidades científicas, ou seja, homens de ciência que produziam o Sonotron, o Hypnotron, o Psicostat - SGR, o Biofeedback e outros para serem usados na melhoria da Saúde Mental no Brasil, empresa esta, denominada Cosmocraft Eletromecânica Ltda, dirigida pelo Cientista Dr. José M. Koralek, instalada à Rua Galeno de Castro em Santo Amaro ? SP.

Mas tudo que é bom, honesto, edificante, proveitoso e científico, aqui neste paizinho de décimo oitavo mundo, chamado brasil, não se desenvolve ou vai a falência, pois, a corrupção e os achaques por parte dos poderes públicos são intensos e imensos, assim sendo, a digna e altamente científica COSMOCRAFT e seu dirigente, o Engenheiro Dr. JOSÉ M. KORALEK, não agüentando mais, deixou de existir.

Assim, os pobres homens de Ciência da Saúde Mental desta naçãozinha, infelizmente continuam e continuaram sem os equipamentos de ultima geração, produzidos somente em Paízes de Primeiro Mundo.

E quem paga caro por tudo isso, é o infeliz do DOENTE MENTAL.