1 INTRODUÇÃO

O professor, no exercício de sua função, pode se deparar com diversos casos de psicopatologia e transtornos mentais que podem até mesmo afetar o seu profissionalismo em sala de aula. São diversos alunos, que devido à sobrecarga que lhe é imposta com os afazeres diários, acabam por querer desabafar ou descarregar suas ansiedades e frustrações em sala de aula ou mesmo em outros indivíduos, que às vezes nada têm a ver com a situação vivida por ele. Para tanto, o professor precisa estar atento para que não venha tratar o indivíduo portador desses transtornos com indiferença, aversão ou mesmo se sentir coagido ou incapaz de lidar com a situação.

Lidar com a diversidade de alunos que podem estar inseridos nas salas de aulas é sempre um desafio tanto para o professor como para os demais profissionais da educação que estão na escola no dia-a-dia. É fundamental que o professor tenha um mínimo de conhecimento sobre o tema em foco, pois cada aluno está inserido em diversos segmentos ou contextos sociais, que não é do universo de conhecimento do professor. Portanto, conhecer os comportamentos desses alunos e buscar saber o porquê da situação para encaminhá-los a um profissional adequado pode ser de grande valia para evitar que casos como os que têm acontecidos de violência nas escolas continuem acorrendo. Abordaremos aqui, devido à brevidade do artigo, apenas alguns casos importantes para conhecimento do professor e dos profissionais da educação.

  1. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é abordar sobre as interferências que diversos casos de psicopatologia e transtornos mentais podem afetar o cotidiano escolar, bem como o profissionalismo do professor em sala de aula.  As psicopatologias e os transtornos mentais têm sido algo muito comum no cotidiano do professor e da escola, pois lidam com uma grande diversidade de alunos oriundos de diversas classes sociais, etnias e ideologias; para tanto é importante para o professor conhecer um pouco sobre tal assunto, pois poderá ser de grande valia para ajudar o aluno afetado quando se deparar com alguns desses casos e saber lidar ou cotornar a situação. Objetiva ainda a apontar as falhas que podem ser cometidas pelo professor por desconhecer ou ignorar a realidade vivenciada pelo aluno portador desses transtornos mentais dentro da escola na qual trabalha. Pretende analisar algumas questões relacionadas a esses transtornos bem como a interferência ou a repercussão que isso pode ter no cotidiano da escola ou do professor. Conscientizar que os casos de psicopatologia e transtornos mentais não podem ser ignorados dentro do contexto de cada escola, portanto é importante conhecê-los para que o professor não venha se eximir do problema e deixar que o aluno se sinta culpado pelo não rendimento ou por ser inconveniente em sala de aula e consequentemente pelo seu fracasso escolar.

1.2 MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS

Será feito um levantamento bibliográfico com autores pertinentes da área da psicopatologia e transtornos mentais e consequentemente serão abordados os pontos de vistas de tais autores, suas críticas e aceitação ou não e como lidar com cada situação. A razão da escolha deste tema é abordar a problemática da interferência da psicopatologia e transtornos mentais dentro do contexto escolar partir de uma análise crítica de obras de alguns autores da área e demonstrar a relevância de tal estudo para os interessados nesta área de pesquisa.

O foco de interesse deste estudo é compreender os processos de interferência da psicopatologia e transtornos mentais dentro do contexto escolar nas práticas cotidianas do docente. Por se tratar de um problema de natureza abstrata, será uma pesquisa qualitativa. Serão abordadas as questões pertinentes a psicopatologia e transtornos mentais e como detectar ou caracterizar um indivíduo com tal transtorno. Para Eugenio Horácio Grevet e Lais Knijnik , 2001 pode-se caracterizar o humor de um indivíduo “pela expressão verbal de sentimentos que refletem seu estado emocional interior". Enquanto que “o afeto diz respeito à expressão não verbal destes estados emocionais”, ou seja, as atitudes e o comportamento diante de situações embaraçosas. Será feito um levantamento bibliográfico de escritores experientes no assunto, portanto do ponto de vista do objetivo, será exploratório. As informações serão recolhidas em obras literárias já existentes, por isso quanto ao procedimento técnico, será bibliográfico.