-       Adolf Hitler, o homicida e suicida, nasceu em 1889 e com a idade de trinta anos, portanto em 1919 entrou para o Partido Nacional Socialista. Tornou-se chanceler em 1933, 14 anos após o seu ingresso.

-      Foi chefe (FUHRER) do estado alemão a partir de 1934, e em 1939 a sua política provocou a segunda Guerra Mundial. Depois de ter querido dirigir, em pessoa, as operações, Hitler obstinou-se, a partir de 1944, numa resistência sem esperança.

-      Desapareceu quando da tomada de Berlim, em maio de 1945.

-      Ficou conhecido como o herói diabólico do mal, onde bem podemos notar, uma personalidade num mar de conflitos agressivos com a figura de seu pai, que o queria como um funcionário público, em contraposição com a sua mãe sempre complacente, que o sustentou com pequenos recursos da pensão de viúva, ou seja, dos 14 até os 17 anos, quando ela veio a falecer.

-      Hitler era um aluno que queria estudar somente aquilo que sua vontade pedia e História e Geografia eram as matérias preferidas, e ao fim de sua adolescência viajou para Viena e tentou se esmerar na arte da pintura, mas foi reprovado. Mais tarde se interessou pela Arquitetura, e, aliás, projetou juntamente com Speer alguns edifícios, num "Princípio das Ruínas", ou seja, os edifícios depois de algum tempo ruiriam por si só (numa bem clara expressão de sua personalidade suicida).

-      Vamos também encontrar traços da personalidade suicida de A.Hitler, no seu gosto pela ópera de Wagner, "Rienzi", que se faz na história do herói na antiga Roma, que lidera a massa popular contra a fidalguia da aristocracia, porém traído na batalha impetrada, busca refúgio no Capitólio, que acaba incendiado e, portanto desmoronado.

-      Podemos até ousar fazer uma inferência com relação ao personagem Hitler, justificando seu poder destrutivo para a obtenção de uma política única para a Alemanha nos idos de 1919, (é claro também mencionar a extraordinária capacidade oratória de Hitler, num poder de magnetizar, de manipular, toda uma nação, para a autodestruição), mas a mim me parece pouco sustentável só este ideal; é mais concreto, um raciocínio focando aspectos, de seu temperamento versus admiração patriótica versus desejos de participar de uma guerra (no espelhar o seu desejo agressivo homicida e ao mesmo tempo suicida).

-      Hitler, portanto, apresentou através de suas excentricidades psicopatológicas, uma personalidade direcionada ao PATRIARCAL PARA A GUERRA (conscientemente) e uma personalidade direcionada ao SUICIDIO (inconscientemente). Assim o seu SELF percorreu um caminho de uma obstinada ascensão ao poder, num guilhotinar qualquer tentativa racional de justificação frente a audaciosa  liderança .

-      Sua habilidade e sua manobra política, numa criatividade sem limites, criaram a SUÁSTICA (que é um símbolo religioso da Índia, que consiste em uma cruz de braços iguais, cujas quatro extremidades são dobradas em forma de gama, a letra grega), num pleno efeito sedutor para o partido frente à população.

-      Hitler em sua psicopatia, numa defesa única e frágil em seus questionamentos, fez projetar todas as frustrações do povo alemão nos judeus.

-      Assim, Hitler mostrou sua personalidade, numa racionalização do seu anti-semitismo, numa óptica de grandiloqüência, de falsa realidade, de um pensar equivocado.

-      "A minha maior metamorfose foi, porém, a que experimentei em relação ao movimento anti-semítico........ As ligações dos judeus com a prostituição e, sobretudo com o tráfico branco...... vi o judeu envolvido como dirigente frio inteligente e sem escrúpulos nessa escandalosa exploração dos vícios da grande cidade....... Eu ficava pasmo. Não se sabia o que mais admirar, se a sua loquacidade, se o seu talento na arte de mentir........ Passei a ser um fanático anti-semita......... A esse povo não seria destinado o domínio da Terra?....... Se o judeu, com o auxílio de seu credo marxista, conquistar as nações do mundo, a sua coroa de vitórias será a coroa mortuária da espécie humana... Lutando contra o judaísmo estou realizando a obra de Deus".

                                                                                          (Hitler, 1924).

Suely Bischoff Machado de Oliveira

Psicóloga  CRP 06/8495

[email protected]

Escritora e poetisa

Pós-graduada pelo Hospital do Câncer A.C.Camargo