Entender o que é Psicomotricidade e qual o papel dela na Educação Física Adaptada enquanto eixo de estudo é fundamental para que entendamos a relação entre o corpo e os diferentes processos que ele precisa percorrer para que ocorra o aprendizado e o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor.

A Psicomotricidade relaciona o aspecto comunicativo do ser humano e a forma como ele utiliza os movimentos e gestos para estabelecer estas comunicações. Ela pode ser dividida em dois conceitos básicos: A Funcional, com metodologia diretiva e família de exercícios, que mensura a capacidade motora através de testes; e a Relacional que utiliza o brincar e a ludicidade para potencializar a aprendizagem, o desenvolvimento e a capacidade de expressar os sentimentos através do corpo.

Nesta área do conhecimento trabalhamos o corpo e suas limitações com a coordenação motora ampla (ou dinâmica global) que consiste em movimentos que comprometem maiores articulações e membros como correr, saltar, rolar, equilibrar, dentre outros; a coordenação motora fina que é a capacidade de manipular pequenos músculos em atividades refinadas como recorte, pintura (...); equilíbrio; ritmo; postura; esquema corporal (entendimento das formas, dimensões e proporções que o corpo de cada criança possui); organização espacial (a relação que se estabelece do “eu” com o mundo ao entorno – objetos, pessoas / em movimento ou estáticos); tônus muscular; organização temporal (entendimento da sucessão de acontecimentos, dos intervalos, das rotinas que se estabelecem).

O profissional desta área do conhecimento deve: buscar, estimular, instigar, provocar, oportunizar atividades que trabalhem o corpo de maneira global, relacionar corpo e mente; ser o facilitador emocional e físico; não interferir no jogo, mas sim utilizá-lo para superar as dificuldades apresentadas pelas crianças; entender que existem tendências, concepções e diferentes abordagens no desenvolvimento histórico que exigem o pensar, o discutir, o analisar... Conceitos, procedimentos e atitudes.

Considerando que a comunicação no contexto da educação física adaptada depende de como o corpo utiliza os movimentos e gestos para estabelecê-la, percebe-se claramente que grande parte das soluções se manifesta com os mecanismos que a criança encontra para ser, estar, refletir, aprender, ensinar, discutir, analisar, executar, viver e neste trajeto “comunicar”. O educador físico que buscar a psicomotricidade no contexto da educação física adaptada como área de trabalho deve buscar a teoria, a reflexão e a prática; analisar as abordagens a fim de estimular o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor.